Além de profissionais da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), equipes terceirizadas pela Prefeitura têm atuado no recolhimento de galhos e árvores que caíram com o temporal. “São centenas de árvores. Teremos que passar por toda a cidade, pois foi toda afetada, 100% das ruas foram atingidas”, afirma o prefeito Jarbas da Rosa. A projeção da Prefeitura é de que o trabalho de recolhimento dos galhos siga, pelo menos, pelos próximos 30 dias.
O assessor da Sisp, Gilmar Mossmann, explica que a prioridade tem sido para árvores que oferecem mais risco em via pública. O foco inicial foi no Centro, contemplando a frente do Hospital São Sebastião Mártir, por exemplo. “Agora a gente está se dirigindo para os bairros”, explica. Além disso, por conta dos festejos da 148ª Festa de São Sebastião Mártir neste final de semana, o objetivo foi limpar as ruas centrais – as praças Coronel Thomaz Pereira e Henrique Bender estiveram entre os locais públicos mais afetados com queda de árvores.
O material está sendo levado para a própria sede da Sisp, no bairro Aviação. O local oficial para o descarte da Prefeitura está localizado no Grão-Pará, mas, pela logística, optou-se por depositar, inicialmente, na secretaria. Até a sexta-feira, 19, cem cargas de resíduos haviam sido recolhidos, apenas na zona urbana do município, incluindo galhos, telhas, lonas e fachadas de prédios.
Serviço
- A população pode contatar a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos pelos números (51) 99910-9500 e (51) 2183-0250 para informar locais com árvores e galhos caídos.
- Os próprios moradores podem realizar a remoção dos entulhos nas proximidades das suas residências, mas com cuidado com as redes elétricas.
- Telhas, tijolos, pedaços de madeira e outros entulhos não devem ser misturados com os galhos, nem depositados nos contêineres.
- Por lei, a remoção dos entulhos – materiais de construção – é de responsabilidade dos proprietários do imóveis. Entretanto, de acordo com o prefeito Jarbas da Rosa, por se tratar de uma situação atípica, a Prefeitura fará o recolhimento. No entanto, a prioridade serão os galhos. A orientação é de que, quem puder, contrate o serviço de forma particular.