Bairros e localidades do interior de Venâncio seguem sem energia elétrica desde terça-feira

-

Após o temporal que devastou Venâncio Aires na noite de terça-feira, 16, bairros e localidades do interior ainda seguem sem energia elétrica. Cerca de 1,2 mil casas foram atingidas, centenas de árvores e postes de energia elétrica danificados e o foco inicial da atuação da Prefeitura foi a desobstrução das ruas, em apoio ao Corpo de Bombeiros Militar. A partir disso, equipes do Município passaram a auxiliar a RGE para levantar postes de energia.

A expectativa do prefeito Jarbas da Rosa é de que até o início da semana a energia tenha sido reestabelecida em todo município. “A maior necessidade da população ainda é a energia, inclusive porque no interior as redes hídricas também não funcionam sem a energia elétrica. Ainda há muita gente sem luz e sem água. Estamos em contato direto com a gerência da RGE para que isso seja solucionado”, ressaltou.

Contatada pela reportagem da Folha do Mate, a RGE não informou quantas pessoas ainda seguiam sem energia em Venâncio até a sexta-feira, três dias após o temporal. A concessionária divulgou, entretanto, que entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta, 714 mil clientes ficaram sem energia elétrica em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Até a manhã de sexta-feira, o fornecimento já havia sido normalizado para 529 mil clientes (74%) e 185 mil seguiam sem luz, nas regiões Metropolitana (131 mil), Vale do Rio Pardo (17 mil), Vale do Taquari (16 mil), Central (oito mil) e Vale do Sinos (seis mil).

“Serão semanas difíceis pela frente, para reestabelecer a vida normal no município. Estamos fazendo o que é mais urgente. O foco inicial foi a desobstrução das ruas e a prioridade agora é o restabelecimento da energia elétrica.”

JARBAS DA ROSA
Prefeito

De acordo com Jarbas, a Prefeitura oficiou a empresa para que reforce a equipe de atuação em Venâncio, já que em outras cidades a situação já está estabilizada. “Ainda há pontos sem luz no Centro da cidade, em bairros e diversas localidades do interior”, informou o prefeito, na sexta-feira, 19.

Espera e prejuízos

“A gente entende que é um temporal, foi um estrago muito grande, eu nunca tinha visto nada igual, mas a situação sem energia é complicada”, lamentou o morador de Linha Tangerinas, Alexsandro da Silveira, 45 anos, na tarde de sexta-feira.

A RGE alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica.

Alex do Táxi, como é conhecido, comentou que além dos danos em muitas propriedades, pessoas da comunidade têm contabilizado prejuízos por conta da falta de energia elétrica desde a noite de terça. “No interior muitas pessoas têm carne guardada no freezer, lutam para conseguir ter um boizinho e agora estão perdendo isso. A perda é grande, não tem para onde levar. E não se tem previsão de quando a luz vai voltar”, observou.

*Colaborou Juan Grings



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido