Uma consulta popular vai integrar o processo de elaboração da terceira edição do programa Qualifica Venâncio, promovido pela Prefeitura de Venâncio Aires. Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, a intenção é ouvir a comunidade, empresários e entidades de classe para a definição dos cursos gratuitos que o município irá promover ao longo do ano.
Essa pesquisa é disponibilizada pelo site da Prefeitura ou ainda no link que também pode ser solicitado pelo WhatsApp da Prefeitura 99910-9500. O formulário apresenta 39 opções de cursos distribuídos nas áreas administrativa, industrial, de gastronomia, tecnologia e de serviços. O secretário explica ainda que além das opções existentes no documento de pesquisa, será possível ao participante sugerir outras áreas que não estejam na relação. “Além de ajudar na escolha dos cursos, será possível fazer a indicação de novas programações ou ainda de mão de obra que esteja em faltam no mercado”, lembra Marcos.
Qualificação
Criado em 2021, o programa Qualifica Venâncio é um programa municipal de capacitação e qualificação profissional que oferece cursos gratuitos para os cidadãos venâncio-airenses. O objetivo é suprir a escassez de profissionais e mão de obra qualificada no mercado de trabalho, impulsionando assim, novos negócios. Em parceria com Senai e Senac, o programa já investiu mais de R$ 700 mil nas duas edições e capacitou 918 pessoas, sendo case de sucesso no estado.
“A pesquisa é muito importante para que possamos verificar se o diagnóstico interno realizado na secretaria está de acordo com a demanda das empresas e às necessidades do mercado de trabalho. Como já tivemos quase mil pessoas capacitadas em várias cursos nas primeiras duas edições, a expectativa da comunidade para saber quais cursos e quando irão começar é grande. Queremos que a edição de 2024 seja efetiva, assim como foram as outras duas edições, que serviram até como modelo de política pública para o Governo do Rio Grande do Sul lançar o programa estadual RS Qualificação”, destaca Hüttmann.
Fonte: AI Prefeitura