A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo tem projetos para ampliar a capacidade turística de Venâncio Aires. Em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, na última quinta-feira, 25, o secretário Marcos Hüttmann comentou os planos que a pasta tem para o médio e longo prazo. O projeto baseia-se em buscar uma parceria com uma universidade, que deve ser divulgada no mês fevereiro. A instituição faria uma análise abrangente das potencialidades do turismo no município.
Hüttmann classificou a ideia como “ambiciosa”, mas reforçou que não terá impactos imediatos. Ele afirmou também que a análise técnica da universidade permitirá ter ações efetivas na atração de turistas. “Muito se falou em estátua recentemente. Depois do Cristo Protetor, de Encantado, agora todo mundo quer ter estátua na sua cidade. Mas eu penso que tendo só uma estátua lá, a pessoa vai, tira uma foto e vai embora. Não gasta nada na economia, não vai dormir na cidade, não vai a um restaurante. Será que é só disso que a gente precisa mesmo?”, questionou.
Dentre as possibilidades levantadas, o secretário mencionou o turismo gastronômico – explorando, entre outros, o chimarrão -, o turismo de eventos e o de entretenimento, ligado também às atrações esportivas que ocorrem no município. “O maior símbolo do Rio Grande do Sul nós temos aqui, que é a Capital Nacional do Chimarrão. A bebida-símbolo do estado”, lembrou.