Para valorizar uma das mais antigas tradições de Venâncio Aires, a Unidos da Vila Freese levará a história dos três reis magos para a rua Osvaldo Aranha, no Carnaval de Rua, nos dias 10 e 12 de fevereiro. A escola desfilará com cerca de 130 integrantes e dois carros alegóricos.
Os ensaios correm nas terças e quintas-feiras, na sede da Freese. Segundo a carnavalesca Mislene Josi Martins, o tema-enredo ‘Os três reis unidos da Freese’, que foi apresentado no dia 12, conta a história dos três reis e como chegaram até o menino Jesus, além dos presentes que foram dados ao mesmo na época. “Essa ideia veio através do presidente Guita [Guiomar da Rosa]. Até hoje, ele e dois amigos se vestem de reis e cumprem a tradição, cantando e levando a alegria para as famílias do município”, comenta.
Neste ano, a Unidos da Vila Freese segue com Guiomar da Rosa como presidente, Mislene Josi Martins e Darlize Silva como carnavalescas, Alex da Rosa é o mestre de bateria, Bianca Martins é a rainha da escola, Katiele Pastorio a rainha de bateria, Paola da Costa é a madrinha, Raiani Lopes a musa e a musa harmonia é Greyce Oliveira. A harmonia do samba é realizada por Schê Rodrigues, Ma, Selton, Guto e Moskito.
Os desfiles de rua de Venâncio serão realizados no sábado, 10 de fevereiro, e segunda-feira, 12, na Osvaldo Aranha, e contarão com três escolas: Acadêmicos do Samba Négo, Fiel Tribo Guarani e Unidos da Vila Freese.
Samba-enredo
Dança meu povo
Que a unidos
Tá cantando para vocês
Homenageando os foliões
Dessa cidade
Agradecendo Jesus Cristo
E os três reis…
O novo rei chegou
E brilhava uma estrela
Lá no céu
Estremecendo aos cantos
Dos pássaros
Que nascimento de Jesus
Aconteceu
Saíram os três reis
Para Jerusalém
E caminhavam juntos pelo Oriente
Para visitar e celebrar
Ao menino Jesus
Que chegou para comandar…
Na realeza em Belém
Deitado numa manjedoura
Sendo apreciado
Pela sua mãe Virgem Maria
Do lado…
Chegaram na cidade
Pela estrela cadente
Cheios de alegrias e muitos presentes
Os três reis se chamavam
Melchior, Gaspar e Baltazar
Com muitos presentes para o tesouro
Que eram
Mirra, incenso e ouro
Bate forte bateria
Bate forte com emoção
Os três reis vêm chegando
Com a sua tradição