A semana passada foi especial para os professores que, já aprovados no concurso público da rede estadual de educação, foram nomeados para o cargo e começam os trabalhos no início deste ano letivo de 2024. Na 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), foram 58 nomeados e 52 que assumem as vagas na rede, sendo três deles pelas cotas raciais. Para atuar em Venâncio Aires, foram nove profissionais nomeados.
O coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, destaca que as nomeações vieram para agregar nas escolas que tinham carências de profissionais em áreas do conhecimento, como humanas e linguagens, que não tinham professores suficientes para iniciar o ano letivo de 2024. Ele explica que, entre os nomeados, alguns já estavam atuando como contratados e agora regularizaram a sua situação.
A partir da próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, todos participam de formações pedagógicas para o início do ano letivo e passarão por um processo de qualificação com a 6ª CRE, sobre os programas oferecidos pelo Estado, os municípios e escolas de abrangência, e projetos. “No primeiro contato que tivemos com os novos professores, vimos que todos estão muito felizes pela nomeação e estão com toda garra e vontade de começar as atividades junto à rede pública estadual. Aproveito para desejar a todos muita sorte, êxito e sucesso nessa nova etapa”, salienta o coordenador.
“Ter estabilidade e seguir trabalhando com o que gosto é uma grande satisfação”
Uma das nomeadas para atuar na rede estadual de educação em Venâncio Aires foi Andréia Luísa Schirmann, 27 anos. Ela é formada em Letras Português/Inglês, está finalizando mestrado na área e atua nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em Língua Inglesa. A venâncio-airense foi empossada na terça-feira, 23, na sede da 6ª CRE, em Santa Cruz do Sul.
Ela explica que atua em regime de contrato temporário desde 2018. No início na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Monte das Tabocas e, desde 2019, na EEEM Cônego Albino Juchem, onde continua agora, como servidora concursada. A professora menciona estar feliz por ver que amigos da área também foram nomeados. “O sentimento é de alegria e gratidão pelo esforço e pela trajetória até aqui, agora nomeada”, destaca.
Foi a primeira tentativa dela em um concurso do Estado. “O último concurso foi há alguns anos e era uma espera de muitos professores. Ter estabilidade e poder seguir trabalhando com o que gosto é uma grande satisfação”, define. A expectativa de Andréia para o início do ano letivo é que todos os professores possam acolher os estudantes e que eles enxerguem nas escolas uma segunda casa, com diálogo e aprendizado.
- As aulas da rede estadual iniciam no dia 19 de fevereiro.
Nomeados de Venâncio e Mato Leitão e áreas de atuação
Bruna Roberta Wagner – Ciências da Natureza – Física – Ciências/Física
Letícia Corrêa Machado – Ciências Humanas – Geografia – Ciências Sociais
Andressa Thaís Posselt – Ciências Humanas – Geografia – Ciências Sociais
Nathalia Santos Braga – Educação Básica – Educação Especial
Andréia Luísa Schirmann – Linguagens – Letras/Inglês e Literatura da Língua Inglesa
Ana Paula Pohl – Linguagens – Letras/Inglês e Literatura da Língua Inglesa
Daiane Caroline dos Reis – Linguagens – Letras/Inglês e Literatura da Língua Inglesa
Márcia Denise Dias e Silva – Linguagens – Letras/Português e Literatura da Língua Portuguesa
Gabriela Moraes – Linguagens – Letras/Português e Literatura da Língua Portuguesa
Jeronimo Vieira Espindola – Linguagens – Letras/Inglês e Literatura da Língua Inglesa (Mato Leitão)
No RS mais de 1,3 mil professores tomaram posse
Todos os profissionais assumirão os respectivos cargos diretamente nas CREs para as quais foram nomeados. Ao todo, são mais de 1,3 mil no estado. Para os educadores estarem aptos a iniciar o ano letivo, eles passaram por avaliações médicas e psicológicas e apresentaram toda a documentação exigida para a posse.
O concurso público, cujo edital foi lançado em março de 2023, destinou-se para as áreas de Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena. As vagas foram distribuídas entre as 30 CREs. O resultado final está disponível no site do Instituto AOCP. De forma inédita, o processo seletivo atendeu às exigências do Decreto 56.229/2021 e reservou vagas para pessoas com deficiência, indígenas, negros e transgêneros.
Fonte: Ascom Seduc