Um dos fenômenos climáticos mais conhecidos, o El Niño provoca o aumento das temperaturas da superfície do Oceano Pacífico na sua porção equatorial e o enfraquecimento dos ventos alísios. Na prática, esse aquecimento altera o regime de chuvas em muitas regiões, o que impacta diretamente a agricultura. O excesso de chuvas registrado na região Sul do Brasil em 2023 é reflexo direto deste fenômeno. Além do El Niño, também pode ocorrer o fenômeno climático La Niña. Neste caso, acontece o contrário: há o resfriamento das águas do Oceano Pacífico.
O El Niño pode ter impactos significativos na agricultura uma vez que 80% da variabilidade da produção agrícola depende das condições climáticas. Chuvas em excesso, como as registradas em anos de El Niño, podem diminuir a qualidade de inúmeros commodities. Culturas anuais, como é o caso da maioria das lavouras de grãos, podem ser prejudicadas pelas oscilações das precipitações principalmente no momento do enchimento de grãos, além de afetar a polinização e consequente formação dos grãos.
Neste contexto, quais seriam as orientações recomendadas para anos de El Niño? Realizar a semeadura no início do período recomendado. Realizar a rotação de culturas, pois a alta umidade favorece o desenvolvimento de certas doenças. Realizar a adubação nitrogenada e o correto monitoramento da mesma uma vez que, com o excesso de chuvas, o nitrogênio aplicado pode ser perdido, além de realizar a colheita com uma umidade adequada. Vale lembrar que o excesso de chuvas faz com que as plantas fiquem por mais tempo com as folhas molhadas. Isso favorece o desenvolvimento de fungos, além do aparecimento de determinadas pragas e plantas daninhas.
De modo geral, essas são algumas recomendações básicas para se ter uma boa produtividade mesmo em anos de El Niño. Além disso, é fundamental estar sempre atento às condições meteorológicas e registrar a produção agrícola de modo a se ter um histórico da produtividade e sua evolução. Além, claro, de realizar um correto planejamento da atividade agrícola e conhecer as necessidades específicas de cada cultura. Assim, mesmo com as mudanças na temperatura e no regime de chuvas em anos de El Niño, os efeitos deste fenômeno podem ser reduzidos através de um planejamento agrícola adequado.
A previsão indica que o fenômeno El Niño começará a enfraquecer gradualmente a partir de fevereiro, transitando para a neutralidade durante o outono. E que assim seja, para o bem da nossa agricultura. Pois bem, o ano de 2024 já começou. Hora de renovar nossas esperanças e planejar o restante do ano. Desejo a todos um excelente 2024, repleto de felicidades e realizações. Que seja um ano próspero, sem excesso nem falta de chuvas.