Volta e meia, recebemos assinantes da Folha do Mate quem se deslocam até a sede da empresa para visitar a estrutura, conhecer como é feito o jornal e conversar com os profissionais. É sempre um momento de troca muito especial. Nesta semana, no entanto, foram os colegas Júlia Brandenburg e Fabiano Schonarth que ‘levaram a Folha do Mate’ até a casa do assinante Fausto Roberto Lamb, no bairro Coronel Brito.
Fausto não consegue se locomover, por conta de sequelas da meningite, nos primeiros meses de vida. Para realizar o sonho dele, de conhecer o jornal, foi produzido um vídeo apresentando a sede da empresa de comunicação e com depoimentos de alguns jornalistas. A reação dele foi emocionante – os olhos demonstraram toda a alegria que não pôde ser expressa em palavras. No Instagram da Folha do Mate, é possível conferir um vídeo do momento em que Fausto assistiu às imagens produzidas pela Júlia. Ela, aliás, também se emocionou bastante com o encontro. E não poderia ser diferente, afinal, essas histórias tocam o coração.
Quem faz a leitura das notícias do jornal para Fausto são a mãe dele, Florinda, e a irmã Marlene (que está ao lado dele na foto, com o neto Breno no colo). Hoje, certamente, Fausto vai ficar ainda mais feliz ao ver a edição da Folha do Mate. Afinal, ele virou notícia aqui na coluna e também na página Exclusivo do Assinante, no caderno 360°. Mais do que merecido!
Liderança jovem
Nesta semana, conversei com lideranças comunitárias do interior de Venâncio Aires, para a produção de materiais especiais de Vila Estância Nova e Palanque. A Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, de Estância, comemora seu cinquentenário com festa neste domingo, 11. Já no 6º Distrito, a festa de 60 anos da Paróquia São Martinho está agendada para o próximo domingo, 18, e também marca o centenário do início da construção da primeira igreja da localidade. O assunto será abordado no próximo fim de semana, no caderno Folha Rural.
Histórias como essas são escritas por pessoas que se dedicam voluntariamente para manter o legado dos antepassados e manter a vida comunitária. Com muita alegria descobri o exemplo de Kelly Konzen. Aos 30 anos, ela é a primeira mulher e a pessoa mais jovem na presidência da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes. Este é o segundo ano da gestão.
A administradora afirma que a motivação para ter aceitado o desafio foi justamente o exemplo familiar. “Meus avós ajudaram a construir a comunidade, o salão e o ginásio, contavam da época que existia o seminário [onde depois funcionou o Instituto Penal Mariante]. Inclusive meu pai chegou a estudar lá”, recordou.
Kelly também citou que o pai, hoje falecido, foi um membro ativo, em uma época em que Vila Estância Nova era conhecida como a ‘comunidade das grandes promoções’. “Eu cresci nesse meio e assim fui criando amor pela comunidade. Fui coroinha e realizei os sacramentos na Igreja Nossa Senhora de Lourdes. Hoje sou catequista e estou sempre envolvida”, comentou. Embora resida na cidade, todos os fins de semana, ela visita a mãe que segue morando na localidade, o que contribui para manter o vínculo. Que mais exemplos assim se perpetuem na nossa comunidade!