Encerrou na quinta-feira, 8, o período para produtores rurais se inscreverem no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) de Venâncio Aires, promovido pela Corsan Aegea e desenvolvido em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Foram cinco inscritos para esta primeira etapa.
O coordenador do projeto e professor da Unisc, Marcelo Kronbauer, afirma que a época pode ter atrapalhado o número de interessados, devido os muitos afazeres de lavoura e os episódios climáticos de temporais que prejudicaram os cultivos. O PSA hídrico terá inicialmente o foco na proteção de nascentes e também por outras boas práticas na propriedade. O trecho estabelecido é o da sub-bacia do arroio Grande, principal afluente do arroio Castelhano.
Kronbauer explica que agora, em termos de sequência de ações, devem iniciar os diagnósticos dessas propriedades rurais para avaliar quanto de pagamento será possível realizar, e após isso, apresentarão o diagnóstico aos agricultores, para aprovação. “O diagnóstico avaliará a propriedade como um todo, e vai buscar valorizar todas as boas ações que os agricultores implementam em sua propriedade. Será dada uma atenção especial a esses primeiros agricultores que se inscreveram, e a partir daí, buscar expandir para mais produtores”, reforça. A meta é de finalizarem o primeiro grupo de 25 agricultores inscritos até o fim do primeiro semestre.