O Pronto Atendimento Pediátrico no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), é uma realidade para os venâncio-airenses. Inaugurado em julho do ano passado, o local contabilizou 3.441 mil atendimentos nos últimos sete meses. Mais de 60% foram realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com 2.384 consultas. Além disso, atende via Unimed, particular, entre outros convênios.
O secretário municipal da Saúde, Tiago Quintana, explicou o importante serviço disponível no município. “A implantação do Pronto atendimento pediátrico no Hospital São Sebastião Mártir, atende uma das demandas mais solicitadas pela população, que agora tem 100% de cobertura, seja em urgência e emergência, seja em casos menos urgentes, mas que merecem atendimento com agilidade. Nosso trabalho é cuidar das pessoas, por isso estamos fazendo esse investimento com recursos próprios da prefeitura”, destacou. O Pronto Atendimento Pediátrico conta com dois consultórios exclusivos e, também, com observação.
De acordo com o médico pediatra, Tiago Blanco Vieira, o desafio é de orientações para as mães que buscam pelo serviço. “Nós realizamos a consulta, e orientamos para que as mães fiquem cientes sobre os remédios e formas da criança ser medicada, principalmente nas doenças mais corriqueiras. Já nas mais graves, é a doença em si e os cuidados que devem ter com a criança”, explicou.
Os pais têm um local exclusivo para levar os filhos para atendimento médico, justamente quando Unidades de Saúde e consultórios particulares não estão funcionando, por ser fim de semana ou feriado.
A mãe Vanessa precisou do atendimento no fim de semana para seu filho e falou da assistência que recebeu. “No início eu levava o meu filho direto para o Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, atendimento pela Unimed. Depois do Pronto Atendimento Pediátrico, eu levo ele e não tenho reclamação. Desde a primeira vez a gente foi muito bem atendido, sempre uma resposta imediata e muito boa”, enfatizou.
Saiba mais
A Prefeitura de Venâncio Aires, Unimed e Hospital dividem os valores do serviço, que tem custo mensal de R$ 93 mil.
O pediatra SUS 24 horas no hospital segue atuando em atendimentos de urgências, emergências e partos.
O atendimento ocorre para crianças menores de 12 anos, de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e 24 horas nos fins de semana e feriados.
Fonte: AI Prefeitura