Volta às aulas: hora de organizar o material e separar o uniforme

-

Faltam poucos dias para o início do ano letivo de 2024 nas escolas de Venâncio Aires. Na segunda-feira, 19, retornam as instituições das redes estadual, privada, federal e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A ansiedade já começa a movimentar as famílias, que organizam os materiais escolares recém-comprados para a rotina, que passa a ser diferente com o retorno das aulas.

No bairro Coronel Brito, o pequeno Luís Gabriel Piriz Vargas, de 8 anos, é um dos estudantes que está na expectativa para o novo letivo. Em 2024, ele vai frequentar o 3° ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Cônego Albino Juchem (CAJ). A mãe, Cíntia Piriz, 33, e o pai, Samuel Vargas, 37, acompanham o filho de perto.

“Organizamos as coisas e todos os dias deixamos na porta da sala de aula”, afirma Cíntia, que junto com o marido, trabalha no comércio local, no ramo alimentício. “Ele está superansioso para rever os amigos e as professoras, bem como para fazer as novas atividades deste ano e melhorar cada vez mais a leitura”, ressalta a mãe, que tem a expectativa que o filho tenha um ano cheio de novos aprendizados.

Retornos na segunda-feira, 19

  • Rede estadual – Quase 6 mil estudantes em Venâncio Aires
  • Colégio Bom Jesus – 480 alunos
  • Colégio Oliveira – Em torno de 100 estudantes
  • Colégio Gaspar Silveira Martins – 541 alunos
  • Apae – 172 estudantes dos municípios de Venâncio Aires, Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde
  • IFSul – 550 alunos em diferentes modalidades e cursos

Novo curso no IFSul

  • Nesta segunda-feira, 19, iniciam as aulas do novo curso de graduação oferecido pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus de Venâncio Aires. Segundo o diretor-geral do campus, Geovane Griesang, são 32 estudantes matriculados na Engenharia Mecânica. “A expectativa é grande, estamos todos ansiosos para iniciar o curso”, relata.
  • Este é o segundo curso de graduação da instituição, que tem, desde 2022, o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Desde quarta-feira, 14, os servidores participam de formações para que a instituição consiga iniciar e terminar o calendário acadêmico dentro do calendário civil.

Rede municipal volta na quarta, depois do Fórum

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) iniciam o ano letivo na quarta-feira, 21, com 3.411 estudantes. No mesmo dia também retornam as turmas de pré das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), com 678 crianças. As demais turmas das Emeis já voltaram no dia 5 de fevereiro.

Mas, antes do retorno, os professores têm uma programação especial para participar. N segunda e terça, 19 e 20, ocorre a primeira etapa deste ano do XIV Fórum Internacional de Educação e XVIII Fórum Nacional de Educação, em Venâncio Aires. Mais de cinco mil profissionais da rede municipal de ensino participam do momento de aprendizado e capacitação.

As atividades incluem palestras e oficinas e, conforme a coordenadora pedagógica, Juliane Weiss Niedermayer, assim como o ano letivo da rede municipal, o tema será ‘Equidade: desafios e possibilidades na educação’. As atividades ocorrem no Clube de Leituras e, na terça à tarde, encerram com oficinas e trocas de experiências divididas em grupos em diversos locais do município.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido