Aprenda a receita do pastel cozido de uva

-

Uma receita que muitos não conhecem e acham diferente, mas quem prova, adora. Uma massa parecida com o famoso e tradicional ‘cless’, também conhecido como ‘preguiça de mulher’, e um recheio saboroso de uva. Sônia Schwinn, 66 anos, faz essa receita há anos para a família e aprendeu com a mãe Selmira Bender, já falecida. Ela comenta que não sabe como a mãe aprendeu, mas o ensinamento foi repassado quando Sônia tinha 23 anos e fez a receita pela primeira vez.

Sônia Schwinn, 66 anos, faz essa receita há anos para a família e aprendeu com a mãe Selmira Bender, já falecida. (Foto: Luana Schweikart)

Ingredientes da massa

  • 3 ovos
  • 1 e ¼ xícara de água morna
  • Farinha até dar o ponto da massa
  • Uma pitada de sal

Ingredientes do recheio

  • Uvas (é preferível a uva preta, mas pode ser qualquer uma)
  • Açúcar
  • Canela em pó

Modo de preparo da massa
Em uma bacia bater os três ovos, depois adicionar o sal e a água e mexer. Após, ir colocando farinha aos poucos até dar o ponto da massa (de preferência amassar com a mão). Depois de a massa ficar durinha, colocar farinha em uma mesa e abrir a massa com o auxílio de um rolo. Cuidar para a massa não ficar muito fina, para depois os pastéis não abrirem. O ideal é ficar em uma espessura de dois a três milímetros. Por fim, cortar a massa em quadrados.

Modo de preparo do pastel

Com a massa aberta e cortada em quadrados, colocar de quatro a cinco uvas no meio, adicionar o açúcar (mais ou menos duas colheres de chá) e a canela a gosto. Dobrar a massa e fechar bem com o auxílio de um garfo (deve ser bem apertado para não abrir no cozimento). No fogão, colocar uma ou mais panelas com água para ferver e adicionar uma pitada de sal. Esperar a água ferver e colocar os pastéis aos poucos. Dependendo do tamanho da panela, vão de quatro a cinco pastéis em cada recipiente. Depois de colocados os pastéis, o fogo precisa ser baixo, para cozinharem devagar e formar o caldo de uva dentro. Deixar cozinhando por cerca de cinco minutos e virar cada pastel de duas a três vezes. Retirar com uma escumadeira e colocar os pastéis em pratos separados para não grudarem um no outro. Está pronto. O indicado é comer na hora, pois quando esfria, o pastel fica mais duro.

  • Rendimento: 20 pastéis
  • Grau de dificuldade: Médio
  • Tempo de preparo: cerca de uma hora


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido