Ginásio da escola Adelina segue sem atividades, após dez anos interditado

-

Uma história que não tem fim. O Ginásio Esportivo e Recreativo Adelina (Gera) da Escola Estadual de Ensino Médio Adelina Isabela Konzen, localizada em Vila Estância Nova, foi interditado em 2014, quando constatado risco de utilização do espaço e a necessidade de estudo no solo para ver se seria válida a reforma. Já são quase dez anos que o ginásio está fechado. As paredes estão rachadas, tijolos desgastados e parte da estrutura destelhada.

Em junho do ano passado, a obra foi anunciada pelo Governo do Estado, por meio do programa Lição de Casa. A reforma estava orçada em R$ 326.834,94, incluindo troca do telhado, paredes, rede elétrica e piso, e a previsão era de conclusão do trabalho até dezembro de 2023.

No entanto, no início de dezembro, o serviço foi paralisado. Quando a empresa responsável pela obra, Zanetti Martelli Serviços LTDA, levantou o telhado, as paredes cederam. Por isso, não foi dada sequência no trabalho, pois seria necessário um aditivo de 25% no valor que havia sido fornecido, de acordo com a diretora da escola, Adriana Dornelles Jantsch Kroth.

Ela explica que, para resolver o problema, é necessário construir paredes novas, com reforço de vigas de concreto, para que depois o telhado também seja feito. Uma das quatro paredes já foi construída pela empresa, mas, para fazer as outras, o valor orçado não deve ser suficiente. O prazo para que outra empresa assuma a reforma é até março.

A Adelina conta com 252 alunos, do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Além de não poder realizar atividades físicas no ginásio, eventos maiores, como festas em datas comemorativas e formaturas, também precisam ser feitos em outros locais.
As aulas de Educação Física ocorrem no campo de futebol 7, na quadra de areia, no saguão da escola e nas salas de aula, em dias de chuva. Para as demais ocasiões, o salão da paróquia Nossa Senhora de Lourdes cedia o espaço até 2019.

Há 4 anos os eventos são realizados no pátio da escola. “Deixamos tudo arrumado e bonito da forma que nossos estudantes merecem. A formatura é realizada no pátio da escola, mas não deixa de ser simbólica, é um momento muito significativo para eles”, comenta Adriana, que há 6 anos está na direção da escola. Segundo ela, aconteceram casos de alunos que entraram na Adelina e se formaram, mas não usaram o ginásio nenhuma vez.

“Essa reforma tira o sono da gente. É uma lástima, quem perde é a comunidade escolar. A expectativa é que a obra seja retomada o quanto antes.”

ADRIANA DORNELLES JANTSCH KROTH

Diretora da Escola Adelina



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido