Nesta semana, os associados do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Venâncio Aires notaram uma novidade na sede, localizada na rua Júlio de Castilhos, número 49. Foi instalado um tonel, que servirá como ecoponto móvel, para o descarte adequado de materiais eletrônicos. A iniciativa partiu do dentista André Puthin, após perceber que um shopping em Lajeado já utilizava a alternativa.
A solução, que ajuda no recolhimento correto de dejetos, é simples e prática, com um tonel reutilizável que, posteriormente, o sindicato fica responsável pela descarte junto ao recolhimento promovido mensalmente pela Prefeitura de Venâncio Aires. São aceitos materiais eletrônicos, exceto pilhas, baterias e lâmpadas.
Segundo o presidente, Adolfo Celoni da Rosa, o objetivo é conscientizar a população acerca da importância da separação do lixo e, também, oferecer uma opção prática para os associados. “Facilita até para a Prefeitura na hora do recolhimento, pois sabe que aqui é um ponto de descarte”, destaca. Além disso, ele enfatiza que a meta é disseminar a ideia para outras instituições, que podem servir de pontos de coleta.
Planos no Município
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, a proposta é interessante, mas a Administração tem como plano a instalação de um ecoponto fixo, que já está no orçamento do Município em 2024. “Serão dois, um na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e outro no bairro Coronel Brito”, explica.