Passo do Sobrado exportou itens de transporte e elétricos em 2023

-

Embora seja um município que historicamente tem a maior parte da sua economia atrelada à produção agrícola, Passo do Sobrado também tem se destacado na indústria, inclusive com potencial exportador. Segundo dados do Comex Stat, sistema para consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro, em 2023, Passo do Sobrado exportou 52.440 dólares. Foram 49.665 dólares em material de transporte (para veículos automóveis, tratores, ciclos e outros veículos terrestres, suas partes e acessórios) e 2.775 dólares em máquinas e aparelhos elétricos; aparelhos de gravação ou reprodução de som, de gravação ou reprodução de imagens e de som em televisão, e suas partes e acessórios.

Quem contribuiu para esse montante exportado no ano passado, com 46.268,71 dólares, foi a Elbe. Trata-se de uma empresa alemã do segmento de cardans de dupla articulação, tubulares, eixos de ligação, cruzetas, flanges e cardans helicoidais, itens, na sua imensa maioria, voltados para o setor agrícola. De acordo com o gerente geral, Davi Coswig Zell, a Elbe se instalou em Passo do Sobrado em 2007, porque no município encontrou uma empresa que já trabalhava no mesmo segmento (antiga EK Cardan) e com objetivo de atender a área onde atua, comercializando para os mercados brasileiro e sul-americano.

“No Brasil, atendemos clientes como John Deere, ZF e CNH. Nossos produtos são encontrados em tratores, eixos dianteiros de tratores tracionados e colheitadeiras”, comenta. Ainda conforme Zell, as exportações ocorrem desde 2018 e atendem clientes da Argentina, Chile, Peru e Colômbia. “Os produtos exportados são cardans tubulares para maquinário industrial e componentes de reposição como cruzetas. Estamos sempre atentos em potenciais clientes e com isto buscar a possibilidade de aumento do volume exportado”, explica ele. Atualmente, a empresa de Passo do Sobrado conta com 12 funcionários.

Saiba mais

• A Elbe é uma empresa alemã, fundada em 1919. A matriz fica na cidade de Bietigheim-Bissingen, região de Stuttgart. Atualmente, são sete plantas distribuídas da seguinte forma: duas na Alemanha (uma Elbe e uma Elso – outra empresa pertencente ao grupo Elbe), duas na Itália, uma na Hungria (Elso), uma nos Estados Unidos e uma no Brasil (Passo do Sobrado).

Sementes de tabaco

  • O potencial exportador de Passo do Sobrado tende a aumentar em 2024, com a participação de outros segmentos. Entre eles, a unidade de industrialização de sementes de tabaco, inaugurada pela Alliance One Brasil no fim de 2023.
  • Localizada no Centro Global de Pesquisa, Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias, a iniciativa consolidou a empresa na liderança nacional do segmento e colocou as operações na rota da inovação, virando referência mundial. Além do mercado interno, as sementes produzidas em Passo do Sobrado vão para Guatemala, Argentina, Turquia, Tailândia, Malawi, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.

“Contar com indústrias em Passo do Sobrado, ainda mais com potencial exportador, é muito importante para a economia do município. Contribuiu no retorno financeiro e gera mão de obra. A expectativa é que isso cresça e também vire um atrativo para novas empresas que queiram se instalar no município.”

CLAUDIO JOSE HANSEL – Secretário de Finanças de Passo do Sobrado



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido