Quando criança, a pequena Taís Regina Ruver sonhava em ser jogadora de futebol. Acompanhava o pai Sérgio a cada ida em jogo, fosse ele no campo ou no futsal. A Taís foi crescendo e em meio aos estudos começou a bater uma bolinha. Jogou futsal que era sua maior paixão, tanto que coleciona inúmeros troféus dentro de casa. Se destacava tanto na linha, pelo seu potente chute, como no gol. O tempo foi passando e mal sabia ela que um dia seria tão importante em uma área que seu pai chegou a trabalhar em algumas oportunidades. Sempre de olho no mundo da bola, a Taís se tornou uma integrante do quadro da Federação Gaúcha de Futebol.
“Meu pai chegou a trabalhar como bandeirinha em alguns jogos do nosso futebol amador. Não é que entrei nessa e hoje aqui estou, uma árbitra assistente federada sonhando em chegar no quadro nacional”, destaca a entrevistada.
Em 2015, Taís encarou o compromisso de realizar o curso de árbitro promovido pela FGF em Porto Alegre. Foram seis meses se deslocando para a capital aos lado dos colegas também de Venâncio Aires, Edimilson da Luz (também aspirante ao quadro nacional) e Glaico Decker.
“Só depois do curso praticamente concluído é que comecei a atuar como assistente. O Daniel Soder foi quem me incentivou a fazer o curso e foi dele que recebi os primeiros ensinamentos. Guardo com muito carinho as lembranças da época e as primeiras escalas oportunizadas por Vianei Hammes”, relata Taís. Ela lembra que Venâncio Aires tem ‘boas crias’ na arbitragem. “O assistente Jorge Eduardo Bernardi, um dos nossos maiores destaques, está desde 2012 no quadro nacional. O próprio Daniel Soder também já foi árbitro da CBF. Tenho em quem me espelhar”, disse Taís entre risos.
A estreia de Taís em jogos oficiais da FGF foi em 7 de maio de 2016 na categoria Sub-15 entre Igrejinha e Ivoti. Entre as tantas escalas nestes oito anos de Federação, Taís teve como ápice a Divisão de Acesso de 2023.
O 2024 pode ser de ouro para Taís. As portas estão se abrindo para a assistente que está entre as dez do Rio Grande do Sul em atividade. “Uma gaúcha é FIFA. Cinco estão no quadro nacional e quatro são federadas. Fui indicada esse ano para realizar o teste físico para ingressar no quadro nacional. É um sonho. Poucas chegam lá. Estou treinando e muito para alcançar isso”, conta.
Depois do convite da entidade maior ter chegado de forma oficial, Taís passou a treinar ainda mais. “Os treinamentos já faziam parte da rotina semanal pois você precisa estar sempre bem preparada. Mediante a indicação para a CBF e até pela questão dos testes serem mais rígidos, tudo mudou para mim. Os treinos passaram a ter uma carga mais elevada. Literalmente você passa a correr contra o tempo. É necessário cuidar da alimentação. São agregadas regras e mais regras que devem ser cumpridas. Você acaba abrindo mão de muita coisa. Tudo o que estou fazendo tem um propósito pois almejo não apenas fazer os testes. Pretendo passar e chegar ao quadro da CBF”.
Taís fará a série dos testes no dia 19 deste mês, na pista de atletismo da Esefid, em Porto Alegre. Infelizmente ela mantém a série de treinamentos num local nada adequado. “Treino em uma linha reta no acostamento do asfalto em frente a minha casa. São 400 metros. Começa numa ponta da elevada e vai até começar a descer na outra. É tudo muito perigoso em meio ao intenso tráfego da RSC 453 mas é o que temos. O jeito é se adequar”, relata.
As corridas são realizadas com qualquer tempo. “Corro às 9h, 10h, 10h30, meio-dia, no começo e até no meio da tarde. Treino em horários alternativos para me adaptar a qualquer condição do tempo que possa estar reservado para o dia 19”, completa.
Taís vem alternando os treinamentos entre segundas, quartas e sextas, ou então terças, quintas e domingos. Tudo vem sendo monitorado bem de perto do namorado Luiz Ricardo Geroldi. “Estou junto com ela para o que der e vier. A cada treino, atividade, estou lá para dar aquela incentivada necessária. Para ela é uma oportunidade de ouro. A Taís está muito focada e querendo esse escudo da CBF. Acredito que todo o esforço de momento reserva uma grande conquista mais adiante”, destaca Geroldi.
Quem é
Taís Regina Ruver, 28 anos, tem 1,66 de altura e 76 quilos.
Ela é filha de Sérgio e Liane Ruver. O namorado, Luiz Ricardo Geroldi, também é árbitro do quadro da Federação gaúcha de Futebol (FGF).
Os testes
O primeiro teste no dia 19 será o CODA: a primeira corrida é de 10 metros, volta oito metros lateralmente à direita, corre oito metros lateralmente à esquerda e por último mais 10 metros de frente.
O segundo passo são os cinco tiros de 30 metros.
O último teste são 40 tiros de 75 metros. A corrida tem 75 metros e um espaço de 25 metros de caminhada. Os tiros são feitos sucessivamente.
- * * Cada prova tem seu tempo hábil para ser executado.