Odilo Stertz: Um idoso centenário em Mato Leitão

-

Ele nasceu há um século, em 1924. Conhecido por muitos e admirado pela comunidade, Odilo Henrique Stertz, morador de Mato Leitão é exemplo de força e lucidez para todos que convivem com ele. Stertz comemorou 100 anos no dia 20 de fevereiro.

Natural de Vila Santa Emília, interior de Venâncio Aires, morou na localidade até se casar com Amélia Stertz, já falecida, com quem teve união de mais de 50 anos. Completam a família os sete filhos: Reni, já falecida, Clari, Elaine, Clécio, Ana, Ângela e Elói, 13 netos, bisnetos e tataranetos.

Depois de casado, foi morar em Vila Santo Antônio, interior de Mato Leitão, onde sempre trabalhou com a agricultura. Por muitos anos produziu tabaco, milho, feijão, arroz, erva-mate, criava porcos e gado. “Eu me aposentei aos 63 anos, mas nunca parei de trabalhar. A gente não pode parar de vez. Só agora que eu estou mais sossegado e a vida mais calma. Vou continuar me cuidando, pois meu desejo é chegar aos 105 anos”, ressaltou o idoso.

Há 21 anos, mora com uma das filhas, a Elaine Haas, 71, na cidade de Mato Leitão. Ela cuida e auxilia ele durante a semana. No sábado e domingo, é levado até a casa da filha Ana. Os demais filhos também são prestativos com os cuidados que Odilo necessita.

Muito religioso, fez parte por muitos anos da diretoria da Comunidade Católica Santo Antônio, como tesoureiro do cemitério e da igreja. Também sempre foi atuante na comunidade escolar, onde foi diversas vezes presidente e tesoureiro do Círculo Pais e Mestres (CPM), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua. Nos dias de hoje, não é mais possível ir na missa, pois tem dificuldade de audição. Com isso, recebe a visita do padre e da ministra para receber a hóstia.

Ele adora sentar na rua para pegar sol, a maioria do tempo está sentado na área ou no pátio de casa. “Isso é muito importante, acho que esse é o segredo da longevidade dele”, comenta a filha.

Segundo Elaine, ele sempre gostou muito de sair para festar e se divertir. Também está lúcido e domina a área de exatas. “Contas como porcentagem, ele é craque”, comenta.

Até o ano de 2020, junto com sua companheira Marili Alf, ia para os bailinhos de idosos, para dançar e se divertir. O jogo de carta também sempre foi um passa tempo para ele, a filha Elaine era responsável por levar ele até o barzinho perto de casa onde ele passava a tarde jogando e conversando com os amigos.

COMEMORAÇÃO DOS 100

A festa em comemoração do aniversário de 100 anos de Odilo, foi no dia 25 de fevereiro, no pátio da casa de Elaine. Esteve reunida toda a família Stertz para comemorar a vida e saúde dele.



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido