Durante a Expoagro Afubra, que ocorre na próxima semana, em Rio Pardo, 216 empreendimentos da agricultura familiar vão comercializar os mais diversos itens produzidos em 110 municípios do Rio Grande do Sul. De Venâncio Aires, serão sete representantes. Entre elas, está a Cutelaria G’Bohn, de Linha Rincão de Souza, interior do município.
Administrada por Gustavo Bohn, 35 anos, a cutelaria estará pela segunda vez no evento, pois teve uma boa repercussão e vendas no ano passado. “A expectativa é de vender igual ou mais que 2023”, projeta.
Com nove anos de experiência no ramo, Bohn é o responsável pela produção de facas, garfos, puxadores de brasa, cutelos e outros materiais. Segundo ele, a empresa surgiu após uma brincadeira, pois tentou fazer uma faca para utilização própria, gostou e seguiu no ramo. “Fiz para mim e acabei não parando mais”, relata.
Bohn tem facas distribuídas por todo o Brasil e países como Bolívia, Estados Unidos, Inglaterra e Japão. O trabalho de divulgação, atendimento ao cliente e acabamentos é de responsabilidade da esposa Andreia Ferreira, 30 anos. Junto do casal, estarão na Expoagro os filhos Augusto e Felipe, de 8 anos e 11 meses, respectivamente. “É uma feira que proporciona uma grande experiência, precisávamos voltar esse ano”, reitera o proprietário da cutelaria.
Agroindústrias
Venâncio Aires
• Bolachas Tia Leci
• Panificados Caseiros Ledi Maggioni
• Vegetais Sabores da Querência
• Casa do Mel Schwendler
• Embutidos Coloniais Tangerinas
• Cutelaria G’Bohn
• Viveiro Chácara Recanto das Orquídeas
Mato Leitão
• Rosas do Deserto, de Mato Leitão
Passo do Sobrado
• Ferreiro Sabores
• Agroindústria Embutidos Ferreira
• Coopasvale
• Eccelso
• Dilson Flores e Plantas Ornamentais
Participação da Emater
O escritório local da Emater/RS-Ascar também estará presente na feira. A Emater terá representantes das unidades de leite, bovinocultura, floricultura e paisagismo, morango, na cozinha Emater e na secagem e armazenagem.
216 – agroindústrias vão expôr no Pavilhão da Agricultura Familiar, que tem 3.480 metros quadrados. O visitante encontrará produtos de origem animal (embutidos, queijos, lácteos e mel, entre outros), produtos de origem vegetal (pães, cucas, bolachas, geleias, schimiers, frutas cristalizadas e conservas), bebidas (licores, sucos, vinhos, espumantes e cachaças), além de artesanato rural e plantas.
Haas e Multmec marcam presença para divulgar queimador a pellets
O BioQueima, equipamento queimador a pellets, que visa a sustentabilidade e a energia renovável, será um dos destaques do estande das empresas venâncio-airenses Haas Madeiras e Multmec Manutenção e Montagem Industrial na Expoagro Afubra. O foco será na utilização do projeto em aviários e no setor tabacaleiro.
Segundo o diretor da Haas Madeiras, Junior Haas, a empresa assumiu uma responsabilidade de liderança no desenvolvimento florestal regional e abordará o programa de fomento florestal, durante a feira. “Essa será a nossa terceira participação e também apoiamos o Fórum Florestal, que acontece na sexta-feira. Ano passado fomos palestrantes no evento, neste ano estaremos como apoiadores”, destaca.
“A Expoagro é um momento de aumentar os nossos laços regionais, tanto com os nossos atuais parceiros quanto com novos parceiros que têm interesse de falar conosco. Estaremos lá no estande, espero todos os nossos amigos para tomar um chimarrão, conversar e fortalecer os nossos laços.”
JUNIOR HAAS
Diretor da Haas Madeiras
Sebrae estreia na maior feira da agroindústria familiar
Pela primeira vez, o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estará presente na Expoagro Afubra, com uma abordagem diferenciada que destaca os produtos do Vale do Rio Pardo. Os visitantes poderão explorar uma seleção de vinhos, espumantes e azeites da região da Serra do Sudeste, além de degustar queijos da Dorf e doces de leite da Estrelate, ambos produtores clientes do Sebrae. As agroindústrias Schweller e Pueyter também serão destacadas.
Entre as atividades, a ‘Oficina de Degustação e Harmonização do Campo à Mesa’, liderada pelos especialistas Moisés Silva e Cristina Gricelet, oferecerá aos participantes a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre harmonização de sabores.
Além disso, na área dedicada à ‘Estufa da Inovação’, os agricultores e empreendedores terão acesso a workshops e orientações especializadas sobre técnicas avançadas de hidroponia e irrigação, sob a orientação do engenheiro agrônomo Kleber Zorteia. (Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae)