Placas instrutivas serão instaladas às margens do rio Taquari, em Vila Mariante

-

Neste ano, a 17ª edição do projeto Viva o Taquari-Antas Vivo será realizado neste sábado, dia 23 de março, com foco no arroio Castelhano, em Venâncio Aires. Porém, o rio Taquari, em Vila Mariante, seguirá recebendo atenção, com uma ação na tarde desta sexta-feira, 22, Dia Mundial da Água. Além de um evento na Escola Estadual de Ensino Médio Mariante, ainda serão inauguradas placas de sinalização às margens do rio Taquari.

As placas têm objetivo educativo e indicativo, serão instaladas durante a semana e inauguradas na sexta-feira. Serão, ao todo, 20 placas, distribuídas entre a sede do distrito, Linha Chafariz e Itaipava das Flores. Segundo a fiscal ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Carin Gomes, nas placas estarão mensagens sobre os riscos de desmoronamento, limites de acesso, áreas de preservação ambiental e, também, cuidados com o descarte adequado de resíduos nas margens do rio. Carin ainda lembra que não haverá atividades de limpeza e recolhimento no rio Taquari pelas dificuldades e falta de segurança ao acessar o manancial.

VIVA O TAQUARI-ANTAS VIVO

1 A pedido da comunidade, a concentração das ações neste ano será no Arroio Castelhano, principal afluente do rio Taquari na região. As atividades estão marcadas para o sábado, 23, a partir das 7h30min, às margens do Castelhano, no Acesso Grão-Pará, coincidindo com a abertura oficial do evento, que acontecerá simultaneamente em municípios banhados pelo rio Taquari.

2 Em Venâncio Aires, a abertura oficial será na academia ao ar livre do Acesso Grão-Pará. Durante o evento, está prevista a limpeza do arroio e margens, bem como a instalação de placas de conscientização nas áreas circundantes, com o objetivo de sensibilizar para a importância do cuidado ambiental e preservação dos recursos hídricos.

3 Ainda serão plantadas cerca de 200 mudas nativas, com acompanhamento técnico. A coleta será em pontos pré-definidos. Quem quiser participar, pode entrar em contato pelo telefone (51) 2183-0738 ou com a comissão organizadora.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido