Com objetivo de incentivar e contribuir com os estoques de sangue e ajudar quem mais precisa, a Prefeitura de Vale Verde, por meio da Secretaria de Saúde, está lançou nesta quarta-feira, 20, uma campanha mensal de doação para o Vital Banco de Sangue do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), em Venâncio Aires.
Uma van irá toda última quarta-feira do mês, ao meio dia, levar até dez munícipes que queiram doar. Segundo o vereador Guilherme Ubatuba, que levou a ideia até o secretário de Saúde, Gabriel Dettenborn de Mello, “sempre há demanda de determinado tipo de sangue e, às vezes, por não ter estoque, isso pode ser fatal. Por isso, pensamos nessa iniciativa”, explica o parlamentar.
O secretário de Saúde ressaltou que através da doação de sangue, cada vale-verdense poderá ajudar até quatro pessoas. “Mais do que tudo, essa é uma ação de amor ao próximo”, destaca Mello.
Uma reunião para definir os detalhes ocorreu entre o vereador Guilherme Ubatuba e a enfermeira responsável pelo Vital Banco de Sangue, Daiana Keller, na terça-feira, 19. Na oportunidade, ficou definido que em toda última quarta-feira do mês, a tarde ficará reservada para a doação dos moradores de Vale Verde.
Agendamento
O agendamento para possíveis doadores, com máximo de dez por mês, será feito até um dia antes da data da doação na Secretaria de Saúde ou pelos fones (51) 3655-9094, 3655-9036 ou 9 99617768. Caso a pessoa se inscreva e não tenha vaga naquela oportunidade, ficará para o mês seguinte. As primeiras doações ocorrerão na próxima quarta-feira 26, com saída do Posto de Saúde às 12h. (Fonte: AI Prefeitura)
Critérios básicos para doação de sangue
Estar bem de saúde
Pesar mais de 50 quilos
Ter idade entre 18 e 69 anos, sendo que também são permitidos jovens de 16 e 17 anos, com autorização por escrita dos pais ou responsável legal
Se alimentar bem e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação
Apresentar documento com foto
Não estar em jejum antes da doação
Não ingerir alimentos gordurosos três horas antes da doação
Dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação
Não fumar pelo menos duas horas antes da doação
Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação;
Não podem doar
Pessoas com sintomas gripais
Mulheres no pós-parto, normal 90 dias e pós-cesariana 180 dias
Grávidas
Mulheres que estejam amamentando, esperar no mínimo 12 meses após parar de amamentar
Pessoas com tatuagem, piercing e micropigmentação, deve ser aguardado 12 meses
Após acupuntura esperar três dias
Após exames de estômago (colonoscopia, endoscopia), esperar seis meses;
Esperar 15 dias após consumir antibiótico e três dias para anti-inflamatório
Após tratamento dentário, esperar 72 horas.
Impeditivos definitivos
Hepatite após os 11 anos;
Piercing na língua ou genitália (após retirada, esperar 12 meses para doação);
Evidências clínicas ou laboratoriais de doenças transmissíveis pelo sangue. como hebatite B e C, AIDS (HIV), HTLV I e II, doença de chagas e malária.