IFSul de Venâncio pode entrar em greve no início de abril

-

Um comunicado foi emitido em nome da seção sindical do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinesefe), apontando um indicativo de greve de docentes e técnicos administrativos das universidades federais, institutos federais e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets). O início da greve deverá ser no dia 3 de abril por tempo indeterminado. Em Venâncio Aires, o campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), deve aderir à mobilização.

O indicativo foi aprovado na terceira semana de março por servidores da educação, representados pelos sindicatos das Instituições Federais de Ensino (Ifes). A decisão final a favor ou contra a greve nacional será definida nesta semana em uma última assembleia da categoria. O indicativo de greve é o último passo na negociação com o governo antes dos trabalhadores efetivamente suspenderem suas atividades em protesto.

O representante do Sinasefe do IFSul, campus de Venâncio Aires, o professor Daniel Pezzi da Cunha, explica no comunicado que o que motivou a greve é a falta de avanço nas tentativas de negociação com o governo sobre as pautas centrais da categoria, como recomposição salarial, reestruturação da carreira e revogação de medidas que afetam a educação pública, tais como o Novo Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNC) Formação, a portaria 983/2020, além da precarização das condições de trabalho. “Ninguém faz greve porque gosta ou por princípio. Fazemos greve por necessidade e, nas atuais circunstâncias, diante da morosidade do governo federal, estamos em uma condição de precarização. Ao negar direitos básicos trabalhistas, o governo causa uma fratura violenta nas conquistas dos trabalhadores da educação pública. Não aceitamos zero de reajuste salarial anual. Isso é inadmissível. O setor da educação merece respeito”, afirma o representante em comunicado.

Caso a greve aconteça, as atividades escolares poderão ser suspensas em diversos campus, inclusive Venâncio Aires. Porém, segundo o comunicado, as aulas não serão perdidas, mas sim repostas posteriormente, acarretando na reformulação do calendário letivo.

• 85 é o número de servidores no campus do IFSul de Venâncio Aires.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido