No bairro Aviação está localizada a maior escola municipal de Venâncio Aires. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos foi fundada em 12 de outubro de 1978 que teve a área de terra doada por dois irmãos do bairro, com isso surgiu o nome da instituição. A instituição atende alunos nos turnos manhã, tarde e noite, atualmente com 486 estudantes, entre crianças, jovens e adultos.
Um dos diferenciais do estabelecimento é a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA), há 22 anos. Maior escola municipal, a instituição do bairro Aviação é a única da rede a oferecer EJA de Ensino Fundamental em Venâncio, uma oportunidade para aqueles que, por diversos motivos, não puderam percorrer os caminhos ‘tradicionais’ da educação em sua juventude. Em 2023, 17 alunos se formaram na EJA da Emef Dois Irmãos.
As aulas ocorrem à noite e, neste ano, são 32 jovens e adultos, de sonhos e realidades distintas, unidos pelo objetivo de aprender e concluir o Ensino Fundamental. Segundo a diretora da escola, Maria Cristina Dornelles, ter o projeto na instituição é de extremo orgulho para a comunidade e uma oportunidade para que alunos com idades a partir de 18 anos possam concluir os estudos.
“A EJA é uma ferramenta essencial para promover a inclusão social e garantir oportunidades igualitárias para todos, independentemente da idade ou do histórico educacional. Os alunos procuram a instituição para concluir os estudos pois o mercado de trabalho exige isso. É muito bom poder ajudar a formar pessoas capazes e prontas para realizar seus sonhos”, salienta a diretora.
Conforme Maria Cristina, a pandemia tirou muitas pessoas da sala de aula. Com a expansão da Educação à Distância (EAD) os alunos deixaram de vir para a escola por diversos motivos. Entretanto, a professora observa a importância da interação com colegas e professores para o aprendizado efetivo.
“A Escola Dois Irmãos é uma família que está sempre pronta para ajudar. É muito bom ter o retorno dos alunos e saber que fizemos a diferença na vida deles. A nossa escola constrói sonhos.”
MARIA CRISTINA DORNELLES
Diretora
Sonho realizado e diploma na mão
Muitas das pessoas que se formaram na EJA enfrentaram barreiras que os afastaram da escola em sua juventude. É o caso de Cristina Beatris Baumgarten, 46 anos, moradora do bairro Morsch, que havia parado na 5ª série.
Ela concluiu o Ensino Fundamental na Escola Dois Irmãos no ano passado. Atualmente, trabalha na empresa Wamovel, em Linha Travessa, e cursa o 1º ano do Ensino Médio pelo Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) integrado ao curso técnico em Secretariado, no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Venâncio Aires.
Um ponto de destaque de Cristina sobre a retomada dos estudos é que isso só aconteceu a partir do processo de reabilitação pelo INSS, por conta de um acidente de trânsito que sofreu em 2017.
“Me senti confiante para voltar a estudar, pois era isso que eu precisava. Os professores foram muito atenciosos e prestativos comigo, até porque foram 32 anos longe da escola. A professora do último ano foi a Cleusa Müller Jahn”, comenta.
Segundo a aluna, a etapa foi desafiadora, intensa e exigiu um equilíbrio delicado entre os afazeres domésticos, a atenção à família e os compromissos escolares. No entanto, em meio a essa intensidade, manteve-se sempre positiva com seus objetivos.
“Conciliar todas essas responsabilidades não foi fácil. Tiveram momentos de cansaço, de dúvida e de questionamento sobre se seria capaz de dar conta de tudo. Mas a determinação em alcançar meus sonhos foi mais forte do que qualquer obstáculo”, conclui.
“Ter mais conhecimento e uma formação é muito importante. Não foi nada fácil, tive muitas dificuldades, mas voltar a estudar foi a melhor coisa que eu fiz.”
CRISTINA BEATRIS BAUMGARTEN
Formanda de 2023 da EJA na Escola Dois Irmãos
Equipe diretiva
À frente da direção da escola está a diretora Maria Cristina Dornelles. Em seu primeiro ano comandando os trabalhos, conta com o auxílio na gestão, com a vice-diretora da manhã, Glória Regina Reck, e da tarde, Fabiane Eichler. Além disso, atuam na instituição as supervisoras Aline Zeneida da Silva e Rosani Lúcia Furtado Nottar, bem como das orientadoras Adriana Rosnara Etges e Otilina de Souza Mossmann.