Samuzinho

A partir da próxima semana, escolas da rede municipal de Venâncio Aires receberão o projeto Samuzinho. A novidade foi anunciada ontem pelo prefeito Jarbas da Rosa e será detalhada nas páginas da Folha do Mate, nos próximos dias. A segunda etapa do projeto contempla os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa, que tem a parceria das Secretarias de Saúde e Educação, tem por objetivo falar sobre a importância do serviço prestado pelo Samu e repassar noções de primeiros socorros aos alunos.
No ano passado, depois da implantação da Lei Lucas, capacitações sobre primeiros socorros foram promovidas para os profissionais das escolas. Agora, chegou a vez de levar informações sobre prevenção aos estudantes.

Falando nisso…
Saber acionar o Samu em caso de urgência é primordial para todos. Quem não decorou, vale a pena salvar na agenda telefônica o número 192.

71 anos do Colégio Gaspar

Nesta terça-feira, 2, o Colégio Gaspar Silveira Martins completa 71 anos. Para comemorar o aniversário, durante todo o dia serão realizados momentos de interação com os estudantes de todos os níveis de ensino. Falas sobre o aniversário da instituição e os 200 anos de imigração alemã no Brasil irão nortear as comemorações.
O diretor pedagógico da instituição, Mauro Régis de Oliveira, fez uma visita à Folha do Mate na última semana, quando foi recebido pelo diretor de Conteúdo, Sérgio Klafke (foto). O professor, que assumiu o cargo em fevereiro, tem vasta experiência na Rede Sinodal de Educação e veio do Colégio de Teutônia, onde atuou por cinco anos. No currículo, são quase três décadas dedicados à educação.
Durante a visita à Folha, Oliveira destacou os projetos da escola, uma das mais antigas de Venâncio Aires. O Gaspar conta com turmas da Educação Infantil até o Ensino Médio.

Durante o tour pela Folha, Klafke mostrou ao diretor do Gaspar, Mauro de Oliveira, que é de Novo Hamburgo, um quadro com uma imagem aérea de Venâncio Aires (Foto: Leticia Wacholz)

Mobilização pelos servidores das escolas da rede estadual

Está agendada para quinta-feira, 4, uma mobilização de servidores de escolas da rede estadual, em Porto Alegre. Conforme a diretora do 18º Núcleo do Cpers/Sindicato, Cira Kaufmann, o objetivo é contar com o maior número de funcionários da região no ato marcado para as 9h, em frente ao Palácio Piratini. Na região, o 18º Núcleo compreende 15 municípios, entre eles, Venâncio Aires.
Em contato com a redação da Folha, Cira relatou que há oito anos a categoria (compreende merendeiras e faxineiras) não recebe reposição salarial. O salário básico é R$ 658 e a proposta que será apresentada ao governador Eduardo Leite é para que o Estado pague, no mínimo, o piso regional, que é de R$ 1.580.

Obras na RSC-453

  • A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) executa obras e intervenções em nove estradas do Rio Grande do Sul ao longo desta semana. Na lista está a RSC-453, onde estão programados trabalhos de manutenção asfáltica do quilômetro zero ao 11, entre Venâncio Aires e Mato Leitão.

Oktoberfest

Em Venâncio Aires, os preparativos estão a mil para a 17ª Fenachim, festa que ocorre a cada dois anos. Enquanto isso, em Santa Cruz, mais uma Oktoberfest, que ocorre anualmente, também está sendo organizada.
A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul irão apresentar, no fim da manhã desta quarta-feira, 3, a Coordenação Executiva da 39ª Oktoberfest e Feirasul. A Festa da Alegria, que ocorrerá de 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro, tem como presidente Luciano Menezes, voluntário do evento há 23 anos, e como vice-presidente, Daniela Laner, diretora do Senac Santa Cruz, e voluntária da festa há 17 anos.

Pauta do leitor

Envie sua sugestão de pauta para a redação da Folha do Mate. Ações, demandas ou projetos que são destaque em bairros, localidades do interior, escolas, entidades ou empresas podem ser sugeridas. Nosso canal também está aberto para você compartilhar fatos inusitados ou curiosos e histórias de quem faz a diferença na nossa comunidade.
Envie suas sugestões para o WhatsApp 51 98943-4110 ou para o email [email protected].



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido