Na manhã desta quinta-feira, 4, ocorreu um evento na Escola do Chimarrão, em Linha Travessa, que marcou o lançamento da campanha Ninguém Sem Chimarrão, realizada pela Escola do Chimarrão com apoio do Lions Clube Melvin Jones. A ação segue durante todo o ano com coleta de doações de cuias, bombas e térmicas.
São recebidos materiais novos ou usados, mas é importante que estejam em bom estado de conservação. O objetivo é proporcionar o hábito de tomar o chimarrão às pessoas mais necessitadas, que não têm condições de adquirir os apetrechos.
O projeto é uma sequência da ideia da secretária-executiva da Escola do Chimarrão, Rejane Rüdiger Pastore, que no ano passado, quando foi a patrona dos Festejos Farroupilhas de Venâncio Aires, realizou uma ação em beneficio às vítimas das enchentes de Vila Mariante e arredores. Na ocasião, foram entregues 104 kits de chimarrão para as famílias. “Esse ano, com essa campanha, queremos materializar Venâncio como a Capital Nacional do Chimarrão e ajudar as pessoas a ter o hábito que é costume dos gaúchos”, explica.
No lançamento, o ingresso para participar do evento era um dos apetrechos do chimarrão para a campanha. Rejane comenta que a caixa que reservou para o recebimento das doações ficou cheia e já tem um bom número de materiais para distribuir. “Toda doação e iniciativa para a campanha, seja de pessoas físicas ou empresas, é bem-vinda.” As entregas ocorrerão durante o ano, em três etapas, com datas que ainda serão definidas e divulgadas. O Gabinete da Primeira-Dama será apoiador no sentido de identificar os contemplados.
Rejane destaca que caso alguém não tenha os itens para o chimarrão, pode entrar em contato com ela pelo telefone (51) 99708-9574, para solicitar ser beneficiado com a campanha. “O objetivo é atender e suprir as pessoas para que tenham cada um a sua bomba, cuia, térmica e erva-mate”, reforça.
Pontos de coleta
- Super Lenz – Matriz
- Fafuxa Personalizados
- Buenas Mate
- Câmara de Vereadores
- Durante a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que ocorrerá no próximo mês no Parque Municipal do Chimarrão, também haverá um ponto de coleta junto à Escola do Chimarrão e o Galpão Pedro Schwengber, que está sendo construído.