O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Venâncio Aires realiza mensalmente entre 230 e 250 atendimentos. Do total, 70% são de casos clínicos. Segundo a enfermeira e coordenadora da base da Capital do Chimarrão, Patrícia Mello da Silveira, os atendimentos considerados clínicos são os que familiares ligam e repassam informações de pacientes com falta de ar e suspeita ou sintomas de acidente vascular cerebral (AVC).
Ao chegar no local, os profissionais verificam sinais, administram medicamentos e repassam para a central todas as informações sobre o paciente. Na sequência, são orientados em relação à situação. Se houver gravidade, o paciente é levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Em muitos dos atendimentos, o encaminhamento para unidades de saúde não é necessário.
“Quando a ambulância do Samu passa, as pessoas relacionam com acidente em via pública ou traumas de fratura. Porém, na maioria dos casos estamos indo realizar atendimento domiciliar”, comentou Patrícia. As informações foram repassadas na quarta-feira, 3, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da rádio Terra FM 105.1.
NOVA E AMPLA CASA
A equipe de trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Venâncio Aires conta com 27 profissionais. O novo espaço utilizado eles foi inaugurado em maio de 2023 e tem aprovação da enfermeira Patrícia. “O espaço é mais amplo e confortável para trabalhar. Um bônus da nossa nova casa é a área para lavagem dos materiais, que são fundamentais para a realização do serviço”, ressaltou. A base está localizada na esquina das ruas Visconde do Rio Branco e Duque de Caxias, número 1.498, no Centro, e serve também para treinamentos táticos de outras bases do Rio Grande do Sul.
Samuzinho nas escolas
Depois de capacitar mais de 800 profissionais da Educação com orientações sobre a Lei Lucas, no ano passado, agora a parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Prefeitura de Venâncio Aires faz chegar até os estudantes noções básicas de primeiros socorros através de ações práticas.
É o projeto Samuzinho, que começou a ser desenvolvido neste mês entre estudantes do 6º ao 9º anos das escolas municipais. Conforme a enfermeira responsável, Patrícia Mello da Silveira, a intenção é orientar os estudantes sobre as noções básicas de primeiros socorros, promover uma reflexão sobre o risco dos trotes ao serviço e destacar a importância do respeito à vida.
O prefeito Jarbas da Rosa ressalta a relevância dos projetos e das capacitações nas escolas, especialmente com os alunos, que são multiplicadores das informações em suas casas e junto aos amigos. “São projetos que salvam vidas e isso precisa do nosso apoio”, diz. O projeto, que já tem calendário para abril, começa pelas turmas de 6º ao 9º anos, mas deve contemplar mais idades também da rede municipal.
(AI Prefeitura)

Programação de abril
• Dia 9 (manhã e tarde) – Emef Odila Rosa Scherer
• Dia 11 (manhã e tarde) – Emef Dois Irmãos
• Dia 17 (manhã e tarde) – Emef Alfredo Scherer
• Dia 23 (manhã e tarde) – Emef Cidade Nova
• Dia 29 (manhã e tarde) – Emef José Duarte Macedo