Após um empate em 0 a 0 na partida da ida no Alfredo Jaconi, a decisão do Campeonato Gaúcho 2024 ficou em aberto para este sábado, 6, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Grêmio e Juventude buscam feitos históricos a partir das 16h30min, o Tricolor quer o heptacampeonato seguido, feito que não alcança desde a década de 1960, já o Papo está na caça do bicampeonato, 26 anos depois do primeiro título. Em caso de novo empate, a partida será decidida nos pênaltis.
A preparação das duas equipes durante a semana foi dedicada exclusivamente para a final. O Grêmio viajou para La Paz, na Bolívia, com o time reserva e foi derrotado para o The Strongest pelo placar de 2 a 0, com gols de Ursino e Triverio. Enquanto isso, os titulares ficaram em Porto Alegre realizando treinamentos focados na grande decisão.
Por outro lado, o Juventude teve a semana de folga para o treinador Roger Machado organizar a equipe que tenta surpreender novamente uma equipe da capital, pois, na fase anterior, eliminou, nas penalidades, o Internacional em pleno Beira-Rio.
Os dois treinadores devem contar com elenco completo para a partida.
Histórico recente
Nos últimos 10 jogos, o Tricolor venceu seis partidas e foram apenas duas vitórias do Papo, ainda houve dois empates. A última vitória do Juventude foi no Brasileirão de 2021, no Alfredo Jaconi, por 2 a 0. Neste ano, um empate (0 a 0 na ida) e um triunfo do Grêmio, 1 a 0 na Arena na fase classificatória.
Em duelos na casa tricolor, o Juventude não sai vitorioso desde 2008, quando bateu o adversário por 3 a 2 no Campeonato Gaúcho. Mendes (duas vezes) e Thiago Santos marcaram para o Papo, Jonas e Paulo Sérgio descontaram para o Tricolor.
Curiosidades
• O Juventude disputou quatro finais do Gauchão no século XXI. Foram quatro derrotas, em 2001, 2007, 2008 e 2016, para, respectivamente, Grêmio (duas vezes) e Internacional (duas vezes). O único título do Papo na história foi em 1998, quando bateu o Internacional na decisão.
• O Grêmio venceu os últimos seis campeonatos gaúchos e busca, pela primeira desde a década de 60 (entre 1962 e 1968), o heptacampeonato em sequência.
• A última sequência de sete ou mais títulos foi do Internacional entre 1969 e 1976 – quando foi o recordista de títulos seguidos, com oito ao todo.
Estaduais pelo Brasil
Baiano: Bahia x Vitória (ida: 2×3)
Paulista: Palmeiras x Santos (ida: 0x1)
Carioca: Flamengo x Nova Iguaçu (ida: 3×0)
Mineiro: Cruzeiro x Atlético-MG (ida: 2×2)
Cearense: Ceará x Fortaleza (ida: 0x0)
Paranaense: Athletico-PR x Maringá (ida: 1×0)
Catarinense: Criciúma x Brusque (ida: 2×1)