A Folha do Mate é um dos cinco veículos de comunicação do Brasil vencedores do programa Codesinfo – Fundo de Inovação Contra a Desinformação. O anúncio foi feito na sexta-feira, 5, pelo Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo). A iniciativa, que tem patrocínio da Google News Initiative (GNI), irá financiar projetos de soluções tecnológicas inovadoras destinadas a combater a desinformação on-line.
Conforme o Projor, após uma seleção rigorosa, cinco organizações jornalísticas brasileiras foram escolhidas para receber investimentos do fundo e desenvolverem o projeto ao longo deste ano. Além da Folha do Mate, foram selecionados os veículos Ambiental Media (SC), Aos Fatos (RJ), Folha de S. Paulo (SP) e Núcleo Jornalismo (SP). Cada uma dessas organizações propôs soluções únicas, incluindo chatbots de verificação, sistemas de monitoramento de anúncios enganosos, criação de vídeos jornalísticos automatizados e plugins para atualização de contextos em reportagens.
A notícia da seleção nacional chegou às vésperas do Dia do Jornalista, comemorado neste domingo, 7. É justamente o trabalho jornalístico que será evidenciado neste projeto. A iniciativa da Folha do Mate consiste na criação de um sistema de verificação das fontes
das notícias postadas no site folhadomate.com, que vai identificar os responsáveis pelas
reportagens/conteúdos. De forma fácil, rápida e direta, o leitor terá a possibilidade de
acessar um minicurrículo dos repórteres responsáveis pelas matérias, com a seleção de
todas as pautas que já foram produzidas por este profissional para o veículo.
Conforme a diretora Comercial da Folha, Paula Carvalho, objetivo é gerar um movimento
de conscientização dos usuários de que precisam conhecer e reconhecer as fontes do
que leem, veem ou ouvem pela internet. “Para a Folha do Mate, o principal ponto
relacionado ao combate da desinformação e fake news é a autoridade e credibilidade da
fonte da informação”, pontua.
“Mais do que identificar e contrapor as fake news, entendemos que é extremamente importante valorizar e destacar o trabalho sério e profissional de jornalistas e profissionais de comunicação.”
PAULA CARVALHO – Diretora Comercial da Folha do Mate