Diretoria do Guarani confirma participação na Terceirona Gaúcha

-

Quando a nova diretoria do Esporte Clube Guarani, encabeçada pelo presidente Eliomar Marcon, assumiu o clube em fevereiro, com o investimento de um grupo polonês, as esperanças dos torcedores rubro-negro cresceram. No entanto, dois meses depois, poucas são as novidades com relação ao clube, que ainda engatinha no planejamento para a Terceirona Gaúcha.

Durante a posse, as promessas vislumbravam o acesso para a Divisão de Acesso já na primeira temporada, reformas no estádio Edmundo Feix e investimento nas categorias de base. Contudo, o processo parece ser mais complicado do que parecia, segundo o presidente Eliomar Marcon. Ainda que os primeiros passos estejam sendo dados, a primeira definição já existe: o Guarani não disputará a Copa Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e focará, exclusivamente, na terceira divisão no segundo semestre.

Dificuldades

Vista inicialmente como um trampolim para vaga na Copa do Brasil do próximo ano – o vencedor da competição garante a oportunidade -, a participação na Copa FGF, conhecida como Copinha, foi descartada pela precaridade das estruturas do clube. O torneio está marcado para os dias 7 de agosto e 17 de novembro e, conforme o presidente, não há as mínimas condições de trabalho para desenvolver uma equipe neste momento. “Não temos alojamento e o estádio é um problema, por conta do telhado”, afirma.

Marcon diz que, sem estádio, não há condições de jogar campeonatos profissionais e, por consequência, não é possível contratar jogadores. “Além dos custos, acredito que o foco deve ser subir da terceira para a segunda divisão, o que impossibilita jogar a Copinha”, comenta o novo presidente.

Sendo assim, o foco da diretoria no momento é a reativação das categorias de base. Segundo Marcon, também há um atraso no desenvolvimento dos trabalhos nas escolinhas, principalmente pela falta de campos para treinar. “Reativar a base também é um desafio”, enfatiza.

Pagamentos

Sobre pagamentos, Marcon destaca que estão sendo pagas dívidas, mas que, infelizmente, mais dívidas apareceram. “Estamos vendo a maneira de pagar e deixar o clube em dia, o que não é bem assim”, completa.

As categorias de base devem ser reativadas em breve e já há treinador definido para a administração e, com relação ao futebol profissional, a apresentação do elenco deve ocorrer cerca de dois meses antes do início da Terceirona Gaúcha.

R$ 250 a 350 mil – é o valor estimado para a colocação de um telhado novo no Edmundo Feix

Relembre

• No dia 9 de fevereiro, o presidente Eliomar Marcon e a nova diretoria foram eleitos. Além de Marcon, o grupo ainda com Márcio Rosiak, o Márcio Polonês, como vice-presidente, Michael Wrzos como diretor de futebol (representante dos investidores da agência Wrzos Europa), Jorge Antônio da Silveira como diretor financeiro e Marcos Roberto Moraes, este como diretor de patrimônio.

• Após a eleição, Marcon enfatizou que o Guarani já foi um clube grande e voltará logo ao cenário de destaque do futebol. “Vamos trabalhar em conjunto para fortalecer o clube”, disse.

• A posse oficial foi realizada em 20 de fevereiro. De lá para cá, o clube retomou as atividades das escolinhas de base e do futebol feminino, mas ainda não teve movimentações no futebol profissional.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido