Foram estendidas até o dia 26 de abril as inscrições para o programa Mulheres Mil, realizado pelo Governo Federal. Em Venâncio Aires, a iniciativa ocorre no campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). O projeto está oferecendo uma oportunidade de qualificação para mulheres, nas áreas de vendas e cuidados com idosos, com profissionais qualificados.
A coordenadora do programa no campus de Venâncio Aires, Paula Deporte de Andrade, destaca a boa empregabilidade de ambas as áreas e a possibilidade de melhoria de renda para muitas mulheres. Cada turma precisa de 30 mulheres para a realização do projeto, até o momento, já são 11 inscritas no curso de cuidadora de idosos e 13 para vendedora. Paula acredita que o número mínimo de inscrições será atingido e ressalta que a greve que ocorre em função de mobilizações dos servidores federais não influenciará no cronograma do programa. “O curso abre oportunidades de empoderamento social e uma qualificação importante. Além disso as mulheres assumem voz na comunidade”, explica.
Para se inscrever é preciso ir até o Gabinete da Direção-geral do IFSul, que está atendendo das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia. Para garantir a vaga, é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, e comprovante de residência. Ambos os cursos são totalmente gratuitos e oferecem certificado de 160 horas. As estudantes selecionadas receberão ajuda de custo de R$ 18 por dia para o transporte.
O curso de Cuidadora de Idosos ocorrerá de segunda a quinta-feira, no turno da tarde, das 13h15 até 17h15. Já o curso de Vendedora será de segunda a quinta-feira, no turno da noite, das 19h até 22h15. Os turnos das aulas, segundo Paula, foram pensados para se adequar às rotinas da maioria das mulheres. Ambos os cursos têm como pré-requisitos ser alfabetizada e maior de 16 anos. Caso o número de inscrições supere as 30 mulheres me cada curso, o critério de seleção será a renda.
Inspiração
Uma das mulheres que já realizou um curso do programa e hoje garante que essa foi a ‘virada de chave’ da sua vida, foi Luciana Oliveira de Souza, 48 anos. Ela atua como servente de limpeza no IFSul e fez o primeiro curso de vendas oferecido pelo Mulheres Mil. Após, também fez parte do Técnico em Secretariado e almeja ainda cursar o Superior em Licenciatura em Pedagogia e em Serviço Social.
Nesta edição do Mulheres Mil, Luciana está inscrita para o curso de vendedora e objetiva ter ainda mais conhecimento na área de vendas. “O motivo agora é diferente da primeira participação. Fui de curiosa, mas me descobri e aprendi muito. Sou realizada em poder estudar, hoje sou o 1% que deu certo, sendo que antes não tinha perspectiva nenhuma”, afirma ela que é natural de Porto Alegre e hoje mora no bairro Macedo.
Foi através do programa, que segundo ela, conheceu outras realidades e pôde compartilhar a sua história. Além do conhecimento sobre vendas, como porcentagem e atendimento ao cliente, foram as dinâmicas das aulas e o módulo de desenvolvimento pessoal que a fizeram ‘brilhar o olho’.
Na infância e adolescência passou por episódios de violência, ela também chegou a morar por dois anos nas ruas e hoje é a idealizadora do projeto social Coletoras de Sonhos, que ajuda famílias com roupas, brinquedos e ações e já foi desenvolvido nos bairros Battisti e Macedo. “Ganhei voz e empoderamento. Sempre falei que o dia que eu pudesse, ajudaria outras pessoas, hoje faço esse trabalho de acolhimento”, destaca. Atualmente projeto social atua através da página do Facebook. O sonho de Luciana é um dia ter uma cooperativa formada somente por mulheres.
“As mulheres gostam de ser ouvidas, e muitas duvidam o curso ser de graça. O espaço é de aprendizado sem julgamento e não importa a idade.”
Luciana Oliveira de Souza
Servente de limpeza e idealizadora do projeto social Coletoras de Sonhos
Emprego garantido
• A presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Roberta Fischer, destaca que o comércio está com uma grande demanda de mão de obra, principalmente na área de vendas. “Os cursos serão de grande importância para nosso comércio e a qualificação é um grande diferencial na hora da contratação”, afirma.
• A presidente do Conselho Municipal do Idoso e secretária de Habitação e Desenvolvimento Social de Venâncio Aires, Capilla Capelão, ressalta que a profissão de cuidador de idosos está sendo cada vez mais demandada e tem um papel importante na promoção da saúde e na qualidade de vida do idoso, pois é envolvido a atenção, ação e manutenção da saúde deste público. São esses profissionais que auxiliam os idosos nas necessidades básicas, como se alimentar, tomar banho e até mesmo fazer uma caminhada. “Vejo essa profissão crescendo muito, o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] revelou um aumento expressivo na população idosa do Brasil”, acrescenta.
Passeio
No último sábado, 6, a turma do curso de cuidadora infantil do programa Mulheres Mil que está em andamento realizou uma viagem de estudos para o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.