Entre os dias 16 a 21 de abril, Milão, na Itália, foi a capital do design imobiliário do mundo, com a realização da 62ª edição do Salão do Móvel de Milão (iSaloni), o mais longevo e prestigiado evento voltado ao ramo. Em paralelo ao iSaloni, também foi realizado o FuoriSaloni, com eventos por toda a cidade. Cinco pessoas representaram Venâncio Aires no evento: Fabiana Bergamaschi, da Venax; Marina Vogel Franck, da Mega Luz Luminárias; Tatiana Gullich e Giovani Büllow da House Empreendimentos, e a arquiteta Franceli Ferreira.
Conforme Tatiana, estar nas ruas de Milão e explorar a feira não é apenas uma oportunidade para visualizar móveis, mas também para buscar novas inspirações, composições, tendências e materiais. “As instalações artísticas, exposições interativas e eventos colaborativos oferecem uma visão mais profunda do design, inspirando a pensar de uma maneira mais ampla. Essa experiência vai além do visual, envolvendo todos nossos sentidos e estimulando nossa curiosidade e imaginação”, destaca a arquiteta da House.
Para a empresária e diretora da Venax, Fabiana Bergamaschi, que esteve pelo segundo ano consecutivo na feira, principalmente para prestigiar o EuroCucina, a maior feira de cozinhas do mundo, esta é uma oportunidade de pesquisar e perceber o que é tendência e quais as principais inovações do mercado.
Conforme Marina Vogel Franck, da Mega Luz Luminárias, o que mais lhe chamou a atenção na feira foi o uso inteligente de materiais de alta qualidade, gerando texturas, acabamento, inovação e fluidez. “Vi a forte presença de materiais como inox nos mobiliários, vidro e porcelanato customizado para revestir as mais diversas superfícies”, destaca.
Tendências
Ao explorar o evento, Tatiana diz ter sida atraída pelo design orgânico dos ambientes, além da presença de texturas, que adicionava uma dimensão tátil a cada peça, com as texturas não se limitando apenas aos tecidos, se estendendo a materiais como vidro e a outros itens do mobiliário e decoração.
Ela ainda destaca como tendências o minimalismo, mobilidade e flexibilidade do mobiliário, variedade de opções de personalização para atender as necessidades individuais dos clientes, desde escolha de materiais e acabamentos, até a configuração do layout.
Enquanto isso, Marina enfatiza que todos os espaços foram pensados de forma inteligente, eram reguláveis, adaptáveis e voltados para o conforto do consumidor. Na iluminação, o grande ponto de destaque foi o uso do vidro nas luminárias, em formas arredondadas, trazendo fluidez para o ambiente. “Essa suavidade de materiais está presente desde as formas até o toque, em tecidos, mobiliário curvo, cores tendência como verde e terracota”, completa.
Fabiana Bergamaschi observa que a inteligência artificial, inclusive em eletrodomésticos, está em constante crescimento. Segundo ela, fogões, fornos elétricos e outros produtos semelhantes utilizarão cada vez mais a tecnologia.
Aprendizado
Para a proprietária da Mega Luz Luminárias, Marina Vogel Franck, o maior aprendizado é o olhar voltado ao usuário. “Essa é uma oportunidade riquíssima de engrandecimento dos negócios locais para a comunidade, trazendo soluções eficazes e inovadoras, proporcionando destaque para a região.”
A opinião é compartilhada por Fabiana, que destaca a importância de pesquisas internacionais para o entendimento da realidade do mercado. Conforme a diretora da Venax, são cerca de 7 mil profissionais do Brasil visitaram a feira. “A cidade respira o evento, que movimenta tudo relacionado a design, moda, arte e arquitetura”, frisa.
“Encontramos histórias, ideias e conexões que alimentam nossa paixão pelo design e nos impulsionam a criar um futuro mais vibrante e inspirador.”
TATIANA GULLICH
Arquiteta da House EMPREENDIMENTOS
Saiba mais
• O Salão do Móvel de Milão e o FuoriSaloni compõem o Milan Design Week (MDW), a semana do design. Os eventos são compostos por exposições, festas, workshops, apresentações, intervenções, instalações, lançamentos, palestras, festas e outros eventos das marcas participantes do Fuori, em museus e galerias, espaços públicos e locais de interesse sócio-histórico.
• O grupo venâncio-airense (com exceção de Fabiana) visitou a feira através do Hub Vínculos, um hub de empresas da construção civil voltado para profissionais do ramo da arquitetura e design, que inclui nove empresas. Essa viagem marcou o fim do primeiro ciclo anual do Hub, o qual premia arquitetos de destaque em diversas categorias, hoje há mais de 250 profissionais cadastrados.