Com 60 anos completados no dia 11 de abril, o curso de Ciências Contábeis da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi o pioneiro no Ensino Superior na região. Ele foi o primeiro oferecido pela então Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc), em 1964, dois anos após a criação da Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul (Apesc), mantenedora da Unisc. Ao longo das seis décadas, foram mais de 2,7 mil formados.
Segundo a coordenadora do curso, Melissa Teresa Kanitz, a formação em Ciências Contábeis acompanha as evoluções sociais da profissão, com tecnologia e, especialmente, formação multidisciplinar, com uma visão sistêmica, que possibilita que o estudante possa desenvolver habilidades e competências para atuar em diferentes setores e empreendimentos.
“Toda empresa precisa de um contador, seja na área pública ou privada. Mesmo com o avanço tecnológico, com automatização de lançamentos, por exemplo, o contador sempre será necessário, pois a análise é fundamental. Ele é o profissional que traz esse olhar estratégico que contribui com a gestão dos negócios”, destaca. Ao encontro disso, ela observa que, ao longo dos oito semestres do curso de Ciências Contábeis, são estimulados o pensamento científico, o cooperativismo, a inovação e proatividade.
“O contador antes era considerado um ‘guarda-livros’, a pessoa que vivia em meio aos papéis, mas a tecnologia mudou isso. O profissional sai de uma atividade burocrática, de simplesmente lançar documentos, para uma atuação estratégica de olhar os números e auxiliar na gestão das empresas.”
MELISSA TERESA KANITZ – Coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unisc
Avaliação positiva
Com nota 5, nota máxima no Conceito Preliminar de Cursos (CPC), o curso de Ciências Contáveis da Unisc é o 2º melhor curso do Rio Grande do Sul e o melhor de Santa Cruz do Sul, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação.
Alto índice de empregabilidade
Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que a área da Contabilidade tem uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil, com 93,8% dos profissionais empregados. “É um curso que prepara para o mercado e muitos estudantes começam a trabalhar já no início da graduação”, afirma a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unisc, Melissa Kanitz.
Foi assim com Alex Júnior Vedoy Ruppental, 24 anos. Morador de Linha Bela Vista, no interior de Venâncio Aires, ele ingressou no curso em agosto de 2021 e um mês depois já começou a trabalhar na Lucamo Contabilidade. No início, atuou como office boy e, atualmente, atua junto ao setor de Tecnologia da Informação, em atividades como balanços contábeis e Escrituração Contábil Digital (ECD).
Para Alex, a possibilidade de trabalhar na área durante o curso é muito positiva. “Consigo ter uma visão mais ampla do que se trata e entender de forma mais fácil o que o professor está explicando”, comenta. Na hora de definir a faculdade, as diversas possibilidades de atuação de um contador pesaram para que ele optasse pelo curso, já que sempre teve facilidade com números.
Estudante da Unisc campus Venâncio Aires, ele está no 6º semestre e se forma na metade do ano que vem. “Tenho certeza que emprego nunca vai faltar, pois toda empresa precisa de um contador. É uma área muito ampla”, ressalta ele, que também cogita a possibilidade de seguir na área da docência, com a realização de um mestrado.
*Conteúdo integrante do caderno especial do Dia do Profissional de Contabilidade, publicado pela Folha do Mate.