A apresentação da Esquadrilha da Fumaça que estava prevista para o primeiro dia da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), 1º de maio, Dia do Trabalho, não vai mais ocorrer. A atração não marca presença em uma Fenachim desde 2008.
A Comissão da 17ª Fenachim informou, na manhã desta quinta-feira, que a Esquadrilha da Fumaça não se apresentará na festa. De acordo com comunicado, as negociações para a apresentação tiveram início em julho do ano passado e seguiram até agora. Toda a programação oficial está mantida, com uma série de atrações artísticas, culturais e gastronômicas para os visitantes da festa, que ocorre de 1º a 5 de maio e de 9 a 12 de maio, no Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires.
“Apesar dos esforços da comissão organizadora da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) junto à Força Aérea Brasileira, com interlocução inclusive com representantes do governo federal, a Esquadrilha da Fumaça não estará no evento”
Comissão Organizadora da 17ª Fenachim
A expectativa é de um público de mais de cem mil pessoas ao longo de quase duas semanas da festa.
NOTA OFICIAL DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA
Esquadrilha da Fumaça não estará na Fenachin
A Esquadrilha da Fumaça esclarece por meio desta nota que não estará presente na abertura da 17ª Festa Nacional do Chimarrão – Fenachin, que acontecerá no dia 1º de maio, em Venâncio Aires (RS).
A organização do evento realizou a solicitação, por meio de pedido formal, ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica (Gabaer), porém, o pleito não foi atendido por conta da agenda previamente estabelecida da Esquadrilha da Fumaça.
Todas as tratativas a respeito da agenda do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB), são realizadas no Gabaer, em Brasília e, em nenhum momento, foi sinalizado que o EDA realizaria a demonstração solicitada.
* Atualizado no sábado, 27, às 11h.