Iniciou nesta quarta-feira, 24, o cronograma de visitas para a atualização dos planos municipais de saneamento básico e do diagnóstico socioambiental dos 17 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). A iniciativa é liderada pela entidade e os estudos serão executados pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
O calendário começou por Santa Cruz do Sul. Nesta quinta-feira, a visita será realizada em Mato Leitão e amanhã, 26, em Venâncio Aires. Ainda na microrregião, Passo do Sobrado e Vale Verde recebem a equipe da universidade no dia 5 de maio. A fase prática deste trabalho deve ser concluída até setembro. O trabalho de campo que iniciou nesta semana envolve um primeiro contato com as equipes de meio ambiente dos municípios.
Em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM 105.1, na terça-feira, 23, a presidente do Cisvale, Sandra Backes, explicou que o início do diagnóstico socioambiental envolve levantamento, identificação e avaliação dos projetos que cada município consorciado já desenvolve na área ambiental. De acordo com ela, a expectativa é que todo o estudo seja finalizado até o fim de novembro.
“A Unisc vai conhecer e fazer um diagnóstico ambiental em cada município. Identificar e avaliar de forma bem efetiva e crítica os projetos que já estão em andamento e apontar as lacunas que ainda existem, além dos recursos que os municípios têm disponíveis nos orçamentos para realizar os investimentos.”
Sandra ainda ressaltou que essas ações vão promover o desenvolvimento ambiental de toda a região e que toda a comunidade precisa participar dessa construção, especialmente quando se fala de políticas públicas que envolvem o saneamento básico. Nesse sentido, o consórcio tem apostado em atividades de educação ambiental que envolvem as escolas.
“É uma estratégia regional para o desenvolvimento dos nossos municípios, com análises do que precisa ser feito para desenvolver estratégias ambientais específicas e de acordo com as necessidades de cada um deles. O que um precisar aprimorar o outro pode já estar um passo à frente”, salientou a presidente do Cisvale.
A intenção do Cisvale e da Unisc é realizar audiências públicas nos municípios e um grande encontro regional, possivelmente em março do ano que vem, para apresentação dos dados.