História do Caic: há quase 30 anos, uma nova escola e um ginásio com telhado de ‘escorregador’

-

Quem nunca olhou para o ginásio da Escola Crescer, no bairro Coronel Brito, o chamado ‘ginásio do Caic’, e imaginou um escorregador gigante? Pois é, tem gente Brasil afora que não só imaginou, como tratou de ‘brincar’ de verdade. A atitude, bastante irresponsável e perigosa, até se espalhou pelas redes sociais há alguns anos, mostrando o mesmo tipo de estrutura em cidades diferentes.

Edições da Folha do Mate de dezembro de 1994 e março de 1995 destacavam a obra da escola

Mas, como assim, cidades diferentes? Talvez muita gente não saiba, mas o projeto construído em Venâncio Aires há quase 30 anos foi o mesmo em outros municípios brasileiros, sendo quase 40 deles no Rio Grande do Sul. São as obras dos Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), um programa educacional criado no governo do então presidente Fernando Collor de Melo (1990-1992).

Na Capital do Chimarrão, a obra ficou a cargo de Celso Knies, 79 anos, hoje engenheiro civil aposentado e que foi secretário de Planejamento no governo do ex-prefeito Airton Artus. Ele acompanhou o projeto de Venâncio Aires e o andamento das outras 37 obras pelo estado. Na região, Santa Cruz do Sul também teve um Caic.

Knies era o engenheiro contratado pela Promon Engenharia, firma sediada no Rio de Janeiro, também responsável pelo projeto da obra. “Meu cargo aqui no Rio Grande do Sul era de gerente regional, onde minha equipe era responsável pelo gerenciamento e fiscalização de todas as obras executadas no estado. A execução da obra foi através de um consórcio de três empresas, sendo a responsável pelo consórcio a Sultepa Engenharia, sediada em Porto Alegre. Em Cachoeirinha, ficava a fábrica de pré-moldados, usados na execução das obras, bem como os escritórios da Promon e da Sultepa. Foram executados 38 Caics no estado”, lembra.

A obra ficou pronta no fim de 1994 e, conforme matéria no jornal Folha do Mate de dezembro daquele ano, o complexo escolar foi construído numa área de 2,5 hectares na então “Vila Coronel Brito, entre as Vilas Algayer e Battisti”. Em março de 1995, a Folha destacava o início das atividades nessa que foi considerada uma “obra faraônica, digna de estrutura de um país desenvolvido”. Na época, eram 12 salas de aula com capacidade para cerca de 600 alunos entre pré e 8ª série.

O complexo compreendia ainda uma creche (atual Emei Algayer) e um posto de saúde (atual Estratégia de Saúde da Família – ESF 1 Caic).

Saiba mais

• Em 28 de março de 1995, com parecer do Conselho Estadual de Educação, foi criada a Escola Estadual junto ao Caic (Centro de Atenção Integral a Criança e Adolescente). O primeiro diretor foi João Moacir Ferreira.

• Em 1997, a escola é municipalizada e, em março de 2000, tem a transição para o Estado, sendo denominada Escola Estadual de Ensino Médio Crescer. Em maio de 2016, torna-se uma escola de Tempo Integral nos anos iniciais.

• Atualmente são 437 alunos – 203 dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Tempo Integral), 127 dos Anos Finais e 107 do Ensino Médio. A diretora é Susana Marinesa da Rosa.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido