*Texto atualizado às 12h44min para acréscimo de informações.
Na manhã deste sábado, 4, Venâncio Aires confirmou as primeiras mortes em decorrência da enchente em Vila Mariante. Trata-se de um casal: Delso Bergenthal, de 75 anos, e Cleci Bergenthal, de 72 anos. Ambos eram residentes de Linha Picada Mariante. Os corpos foram retirados da residência pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com a Defesa Civil, há relatos de voluntários que passaram pela casa tentando retirar o casal da residência, mas eles não quiseram sair. “Há relatos de barqueiros que passaram lá para tentar retirar eles e eles não quiseram sair. Então, isso infelizmente aconteceu”, disse o coordenador da Defesa Civil da Capital do Chimarrão, Luciano Teixeira, em entrevista à rádio Terra FM.
De acordo com ele, a esperança é que o casal ainda fosse encontrado com vida. “É um momento muito triste para nós, para os familiares, para a comunidade aqui [região de Vila Mariante], para o município de Venâncio. É uma tristeza que toma conta de todo mundo.” O prefeito Jarbas da Rosa também não conseguiu conter a emoção ao ser informado sobre a stituação. “Não deu, dessa vez a gente não conseguiu”, lamentou.
Ainda segundo Teixeira, muitas pessoas ficaram dentro das residências e acabaram sendo pegas de surpresa com a elevação rápida do rio. Esses moradores precisaram ser resgatados pelos telhados tanto com o auxílio de helicóptero quanto pelas equipes de voluntários e do Corpo de Bombeiros.
“Eles fizeram um pente-fino na comunidade e muitos deles saíram pelo telhado, porque não tinha como sair por outro lugar”, explicou. Teixeira também afirmou que não há mais pessoas desaparecidas em Venâncio Aires.
Ontem houve o primeiro óbito resgatado por Venâncio. Era um homem que morava no município de Cruzeiro do Sul e seu corpo foi retirado em Vila Mariante.