Dados da Defesa Civil (DC) do Rio Grande do Sul, divulgados às 18h de domingo, 5, mostram que subiu para 78 o número de mortes em decorrência das chuvas que assolam o Estado há uma semana. Os números referem que há 105 pessoas desaparecidos, 175 feridas, 18,4 mil em abrigos e 115,8 mil desalojados. Dos 497 municípios, 342 foram atingidos, afetando 844 mil pessoas.
Na região, de acordo com a DC, há três mortes em Venâncio, duas em Santa Cruz do Sul, cinco em Lajeado, quatro em Cruzeiro do Sul, duas em Encantado, duas em Roca Sales, uma em Sinimbu, uma em Vale do Sol e uma em Vera Cruz, entre outras.
Porém, segundo informou o coordenador da Defesa Civil da Capital do Chimarrão, Luciano Teixeira, a terceira morte atribuída ao município, na verdade é de uma pessoa natural de Venâncio, mas que residia em Cruzeiro do Sul. Teixeira já está em contato com a DC para corrigir a publicação.
As vítimas de Venâncio são o casal Delso, de 75 anos, e Cleci Bergenthal, de 72 anos. Os corpos deles foram localizados dentro da casa onde residiam, em Linha Picada Mariante.
A RSC-287, que liga Venâncio Aires a Vila Mariante, está totalmente interrompida em pelo menos quatro pontos. Na região serrana da Capital do Chimarrão há locais interditados por conta de deslizamentos e segundo levantamentos preliminar da secretaria de Intraestrutura e Serviços Públicos, sete pontes foram destruídas e não têm passagem.
Na BR-386, a Polícia Rodoviária Federal liberou, às 23h30min de domingo, o tráfego para veículos de emergência. Pedestres também têm trânsito livre na ponte sobre o rio Taquari, entre Lajeado e Estrela.