O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) decidiu nesta segunda-feira, 13, pela retomada da realização de cirurgias eletivas tanto particulares e convênios quanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que estavam suspensas desde o dia 2 de maio.
Segundo o presidente da casa de saúde, Marcelo Farinon, a decisão é válida até sexta-feira, 17 de maio, quando será feita uma nova reavaliação para decidir sobre o prosseguimento dos procedimentos. “As avaliações do estoque são diárias, é um trabalho feito pelo setor de compras e suprimentos com muita excelência. Rotas também estão sendo estabelecidas e os fluxos, apesar de serem bem diferentes, temos a interferência do próprio Estado em facilitar o transporte aéreo, por exemplo, para determinado tipo de material”, explica. Por segurança, os médicos foram comunicados a respeito dos materiais que estão com estoque mais baixo.
Um dos suprimentos necessários, o oxigênio, tem fluxo garantido enquanto se tem rota para chegar o abastecimento em Venâncio Aires. Houve carregamento durante o final de semana, devido ao transporte restabelecido, “dentro das condições de tráfego que a gente tem visto para o estado inteiro”, complementa.