Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, teve agenda cheia neste sábado, 18. Durante a maior parte do dia, o chefe do Executivo acompanhou o governador do Estado, Eduardo Leite, em compromissos pela região.
Leite, Jarbas e outros prefeitos e lideranças regionais estiveram em Lajeado, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul e Colinas, onde atualizaram as situações dos municípios atingidos pelas enchentes do rio Taquari. “O governador veio à região com muitas notícias positivas”, disse Jarbas.
Entre os anúncios, Leite confirmou o repasse de R$ 500 mil para a Defesa Civil regional e incremento de horas-máquina para a continuidade dos trabalhos de recuperação das áreas atingidas. De acordo com Jarbas, o governador também tem planos para construção de residências.
“O governador está preocupado, porque são milhares de famílias que ficaram sem casa. A intenção dele, caso haja demora do Governo Federal, é fazer uma contratação direta para construção de casas modulares, que podem estar rapidamente à disposição dos atingidos”, comentou.
Jarbas também conversou com o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, que manifestou preocupação com as obras de infraestrutura que precisam ser feitas no Vale do Taquari. “São várias pontes importantes que foram destruídas, bem como uma série de estradas que precisam de atenção. Mas a ponte da ERS-130, que liga Arroio do Meio e Lajeado, com certeza é fundamental para o escoamento da produção da região”, argumentou.
A reconexão da RSC-287 também esteve na pauta. Os gestores estão engajados no sentido de colaborar com a Rota de Santa Maria, concessionária da rodovia e que já deu início aos trabalhos para viabilizar o tráfego no trecho de Venâncio Aires, que teve vários pontos destruídos pela água.
“A 287 é fundamental para o escoamento da produção dos Vales e também do Centro do estado para a Região Metropolitana e outras regiões. Sabemos que há dezenas de estradas e pontes a serem recuperadas, mas estas duas obras aí são prioridades que o Governo do Estado vai acompanhar de perto, porque são essenciais para a região dos Vales”, concluiu o prefeito de Venâncio Aires.