Casa para quem perdeu a sua

Enquanto a região metropolitana ainda convive com a cheia do Guaíba e a região Sul com a cheia da Lagoa dos Patos, a região dos Vales e Serra Gaúcha, já trabalham na remoção de entulhos, reabertura de estradas, reconstrução de pontes e construção de casas para quem perdeu a sua na enchente. As águas do rio Taquari levaram centenas de casas construídas às suas margens, nas cidades e distritos, como em Vila Mariante, em Venâncio.
O prefeito Jarbas da Rosa tem um relatório preliminar que aponta para 23 mil pessoas e até 8 mil casas atingidas em Venâncio, pelo rio Taquari, em Vila Mariante, pelo arroio Castelhano, na cidade, e pelos deslizamentos de encostas na região serrana, como relatou ao governador Eduardo Leite, sábado, 18, em Lajeado, ao lado do deputado estadual Airton Artus, pois o governador perguntara ao prefeito se em Venâncio só em Vila Mariante tinha sido atingido.
O presidente Lula prometeu que quem perdeu sua casa vai ter outra com dinheiro do governo federal. Os prefeitos são céticos, pois as casas prometidas da enchente de setembro do ano passado ainda não saíram do papel. Mas esperam que desta vez seja diferente.
De prático, os prefeitos vão buscando alternativas. Aqui o prefeito Jarbas começou a assinar contratos de aluguel social para famílias que perderam suas casas. Existe um conjunto de 23 casas mapeadas que vão ter aluguel social, com limite de até R$ 1.004,00 pago por 18 meses.
De outra parte, Jarbas acelera com o Estado o repasse da área de 5,7 hectares do antigo IPM para construir ali um condomínio de 40 casas para abrigar quem perdeu a sua na região de Vila Mariante e queira se mudar para este novo local, onde a enchente não chega. E tem projetos de habitações populares já em andamento, como 50 casas no bairro Battisti, outras 30 no bairro Brands e um condomínio vertical com 116 apartamentos no bairro Aviação. São ao todos 234 novas moradias. Estudo divulgado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) aponta que 1,3 mil casas foram atingidas em Venâncio, só pela enchente do rio Taquari. Na área urbana de Mariante o cálculo da Prefeitura é de 600 casas atingidas.

Vereadores fazem boas indicações

Na reunião da Câmara de Vereadores, na segunda, 20, além das ‘alfinetadas’ entre oposição e governo sobre a enchente, alguns vereadores contribuíram com indicações úteis para ajudar os atingidos pelas cheias.
O vereador Sid Sid Ferreira (PDT), que foi secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), sugeriu o remanejo dos R$ 10 milhões destinados pelo governo federal depois das enchentes de 2023 para recuperação da ERS-130 em Vila Mariante e a construção de um muro de contenção na sede do distrito. A enchente deste ano mostrou que o muro não resolverá e Sid sugere a utilização do dinheiro para construir casas na área do antigo Instituto Penal Mariante (IPM), em Estância Nova, que o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) reivindica ao estado, e que já teve a concordância do governador Eduardo Leite (PSDB) na sua visita ao Vale do Taquari no último sábado.
O vereador Nelsoir Battisti (PSD), que foi secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, pede que os recursos e benefícios repassados pelo governo federal ao RS sejam válidos para todos os atingidos pelas enchentes e não só para os do Cadastro Único para Programas Sociais (CadUnico).
O vereador de oposição Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), sugere que a Caixa destine os imóveis retomados por irregularidades nos programas de habitação popular em Venâncio, para famílias que perderam suas cassas na enchente, reforçando iniciativa do prefeito Jarbas da Rosa que já tem uma lista dos imóveis retomados pela Caixa e trabalha no processo para destiná-los à famílias que perderam suas casas na enchente.
Os três pedidos foram aprovados por unanimidade para encaminhamento às autoridades.

Notinhas

  • Giovane Wickert, subsecretário de Infraestrutura e Patrimônio Público na secretaria estadual de Obras Públicas, esteve em Vila Mariante, na terça, 21, dia em que a RGE religou a rede elétrica por lá. Ex-prefeito e pré-candidato, Giovane esteve com moradores e com o vereador Clécio Espindola, o Galo (MDB), que na reunião da Câmara de Vereadores, no dia anterior, criticou o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) por ter anunciado que não vai reconstruir posto de saúde nem escola em Vila Mariante. O argumento de Jarbas é de que se reconstruir, a próxima enchente pode levar tudo de novo, e a legislação veda construir equipamentos públicos em locais de risco. Depois da visita Wickert se manifestou assim em rede social: “A reconstrução será difícil, mas não impossível. Ver a alegria nos olhos de alguns moradores ontem (terça) no retorno da energia elétrica depois de mais de 20 dias da tragédia que assolou Vila Mariante, e que vai possibilitar com que possam iniciar os trabalhos de limpeza e reestruturação, tive a certeza de que a força e determinação farão o 2º Distrito ser ainda mais forte. Juntos somos mais fortes”, arrematou Wickert.
  • O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, vem a Santa Cruz na próxima terça, 28, para entregar 30 máquinas adquiridas com emendas parlamentares da bancada gaúcha, das quais sete são do deputado federal Heitor Schuch, federal de Santa Cruz, que foi o mais votado em Venâncio nas duas últimas eleições. Serão contemplados pelo deputado com uma ‘patrola’ Venâncio e Santa Cruz. Com uma retroescavadeira Vera Cruz, Sinimbu, Barros Cassal, Paraíso do Sul e XV de Novembro. A escolha de Santa Cruz para a entrega das máquinas no estado, atende pedido de Schuch e do coordenador da bancada gaúcha, Dionilso Marcon (PT).

Do X

  • O Globo: Maioria dos ministros do TSE vota contra cassação do mandato de Sergio Moro
  • IstoÉ: Pacheco diz que maioria no Senado é favorável ao fim da reeleição
  • Folha S. Paulo: Leite cresce em popularidade digital na tragédia e cola em Tarcísio no topo
  • Gazeta do Povo: Lula assina medida que dispensa licitação para contratação de obras no RS
  • Record: Dino mantém afastamento de desembargadores que atuaram em processos da Lava Jato
  • Veja: Queimadas aumentam em meio a paralisação no Ibama e corte de orçamento
  • Cleber Benvegnú: “Malditas sejam todas as propriedades privadas”, disse João Pedro Stédile, do MST, para o Papa
  • Claudio Dantas: Dias Toffoli acaba de anular todos os atos da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht, réu confesso, delator, colaborador premiado.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido