Atualizado às 15h10min de 27/05.
Conforme prometido pelo Governo Federal, o Auxílio Reconstrução vai destinar um Pix de R$ 5,1 mil para cada família diretamente atingida pela enchente no Rio Grande do Sul. O recurso deve chegar a 240 mil famílias, por meio da Caixa Econômica Federal, em um investimento de R$ 1,2 bilhão. O processo para solicitar o valor promete ser simples e célere. De acordo com o Executivo nacional, há expectativa de que os primeiros contemplados recebam o recurso ainda no mês de maio.
A solicitação é dividida em três partes.
1ª – Cadastro das Prefeituras
A primeira diz respeito às Prefeituras, que devem encaminhar um banco de dados com todos os moradores residentes em região que foram alagadas. No caso de Venâncio Aires, o Executivo municipal criou um cadastro para que as próprias famílias beneficiárias se habilitem.
- Acesse o formulário criado pela Prefeitura.
- Cadastre um e-mail e senha.
- Preencha os integrantes da família e o endereço da residência.
- O Executivo irá apurar as solicitações e publicar em seu portal a lista de cadastrados e beneficiários aprovados para receber o auxílio.
2ª – Cadastro dos beneficiários
- Se for contemplado, a partir do dia 27 de maio, acesse a plataforma Gov.br para dar sequência o processo do Auxílio Reconstrução.
- Faça o login com sua conta no site e acesse o botão ‘Sou Cidadão‘.
- Verifique se o cadastro foi “habilitado”.
- Confirme se os dados cadastrados estão corretos. Caso haja erro, procure a Prefeitura.
- Aceite o termo de veracidade das informações.
- Os dados confirmados pelos responsáveis serão cruzados com outros cadastros já existentes para atestar endereços e CPFs.
- Os dados confirmados pelos responsáveis familiares serão enviados para a Caixa em lotes, nas terças-feiras e nas sextas-feiras, e os pagamentos serão realizados dois dias úteis após o recebimento dos dados pela Caixa.
3ª – Pagamento do Auxílio Reconstrução
- Cabe à Caixa Econômica Federal fazer o depósito.
- Não é necessário abrir conta no banco. A Caixa identificará se o responsável já tem conta-poupança ou corrente na instituição e fará o crédito automaticamente.
- Caso não tenha conta, o banco se encarregará de abrir uma Poupança Social Digital para o pagamento do auxílio. O valor poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.
Ficou com dúvida?
A Prefeitura de Venâncio Aires o WhatsApp (51) 9910-9500, os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do Centro e Battisti, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, e as assistentes sociais dos abrigos de Linha Mangueirão e Estância Nova para tirar dúvidas da população.