Com o intuito de debater desafios e soluções após a maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul, Folha do Mate e Terra FM promovem nesta quarta-feira, 29, a primeira edição do projeto Gente & Negócios 2024 com o tema ‘Reconstrução pós-enchente e prevenção a eventos climáticos extremos’.
Neste ano, o ciclo de debates ocorrerá em novo horário e em formato de reunião-almoço. O primeiro painel será realizado na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com transmissão ao vivo pela rádio Terra (105,1 FM) e plataformas digitais (YouTube e Facebook), das 11h às 13h. A recepção inicia às 10h45min.
Os painelistas desta edição são o prefeito de Venâncio Aires e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Jarbas da Rosa, e dois professores e pesquisadores com atuação nos Vales do Rio Pardo e Taquari.
Um deles é Marcelo Kronbauer, engenheiro ambiental e mestre em Tecnologias Ambientais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Ele atua como coordenador técnico dos programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) desenvolvidos nos municípios de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz e é o atual presidente da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo.
Completa o trio de painelistas a professora Sofia Royer Moraes. Ela é engenheira ambiental formada na Univates e doutorando em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, sua pesquisa se dedica ao campo de eventos extremos na Bacia Hidrográfica do Rio Taquari-Antas.
Cartões
Os interessados em acompanhar o evento presencialmente dever reservar os cartões, ao preço de R$ 50, na recepção da Folha do Mate ou pelo WhatsApp 51 3793-2450. Não haverá venda na hora do evento.
Mudança no tema
- Inicialmente, a primeira edição do projeto Gente & Negócios 2024 teria como tema ‘Cultura e Patrimônio: promoção da cultura, incentivo ao turismo sustentável e a valorização do patrimônio cultural’ e ocorreria durante a programação da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que acabou sendo adiada para maio de 2025.
- O painel muda de tema dada a urgência de um debate sobre medidas de prevenção que podem ser adotadas pelos municípios em curto, médio e longo prazo, após a cheia história que atingiu o Rio Grande do Sul.