Venâncio Aires foi oficialmente ‘adotado’. Como anunciou a Prefeitura, na manhã desta quarta-feira, 29, o município de Pescaria Brava, em Santa Catarina, apadrinhou a Capital do Chimarrão. A parceria é um movimento de prefeitos catarinenses que desejam auxiliar na reconstrução de cidades gaúchas, incentivado pelo comediante Badin – responsável por uma das principais vaquinhas para arrecadação de recursos destinados às famílias diretamente atingidas pela enchente.
O chefe da defesa civil bravense, Cristiano Medeiros, conta que a ideia surgiu após uma entrega de donativos a municípios da região. Em parceria com a Prefeitura de Tubarão-SC, foram entregues itens às cidades de Lajeado, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires. Medeiros explica que estava na equipe que visitou os venâncio-airenses e ficou muito comovido com a situação de moradores. Daí partiu a ideia de ‘adotar’ o município. O auxílio é por tempo indeterminado. “Vamos ajudar pelo tempo necessário na reconstrução de Venâncio Aires”, afirma.
Doação de fogões
Por meio de uma parceria público-privada, serão destinados de 70 a 100 fogões para a Capital do Chimarrão. “Nós estávamos destinando roupas e cestas básicas, mas me perguntei: ‘Como eles vão preparar os alimentos?’ Então tive a ideia de doar fogões. Para começar a vida, tem que se alimentar”, justifica.
O negócio, de acordo com o chefe da Defesa Civil, está em fase final e deve ser concluído em breve. As compras serão realizadas em uma rede que tem filial em Venâncio Aires. “Queremos auxiliar o comércio local”, pontua. Pescaria Brava ainda avalia a possibilidade de, através de novas parcerias com o setor privado, destinar novos itens à população venâncio-airense.
Pescaria Brava
Segundo o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pescaria Brava tem 10.190 habitantes. O município, localizado a 132 quilômetros da capital Florianópolis, se emancipou oficialmente de Laguna em 2012.
