Agricultores recebem mudas de hortaliças para retomar a produção

-

Produtores rurais de Passo do Sobrado estão entre os contemplados por uma iniciativa da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo e outras entidades para auxiliar a agricultura da região na retomada da produção de hortifrutigranjeiros com a doação de mudas e insumos. No município, o projeto foi elaborado pela equipe do escritório local da Emater em parceria com a Cooperativa Agrícola de Passo do Sobrado e Vale Verde (Coopasvale) e recebeu o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Segundo a extensionista social e chefe de escritório municipal da Emater, Ana Claudia Miotto, 15 agricultores foram beneficiados. Entre eles estão associados da cooperativa e produtores que comercializam alimentos na Feira Rural de Passo do Sobrado. A entrega da primeira remessa de hortaliças e de insumos para a produção ocorreu na quarta-feira, 29 de maio, quando mais de 14 mil mudas foram entregues.

A distribuição dos produtos será feita quinzenalmente e ao todo serão oito entregas. Além disso, os agricultores receberão visitas para auxiliar no acompanhamento e no planejamento da produção, com orientações sobre manejo e esclarecimento de dúvidas a respeito do cultivo. Além de Ana, a equipe local da Emater é formada pelo engenheiro agrônomo Wagner Soares. Entre os itens disponibilizados estão adubos, sementes, mudas de batata-doce, ramas de aipim e plásticos e arcos para instalação de sistema de túnel baixo.

Incentivo

Ana explica que essa é a primeira vez que a proposta, que tem aporte financeiro da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo, é realizada no município. “O projeto tem grande relevância para Passo do Sobrado, uma vez que, com os eventos climáticos que estamos enfrentando, os produtores perderam toda ou quase toda a produção de hortaliças. Isso gera um impacto não só econômico, mas também social em nosso município”, avalia.

Nesse sentido, ela ressalta que, em razão das intempéries climáticas, a oferta de alimentos saudáveis nos mercados locais, como a feira rural, e nos institucionais, como é o caso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), fica comprometida. “Manter a disponibilidade de alimentos através da cadeia local movimenta a economia e mantém a segurança alimentar da população”, acrescenta.

A preocupação em relação à produção de hortifrutigranjeiros no município é compartilhada pela presidente da Coopasvale, Vanessa Cristiane Ferreira Rutsatz, que também é agricultora em Passo do Sobrado. Ela lembra que o município foi muito atingido pelo granizo no dia 27 de abril. “Vários produtores que tinham a parte de cobertura baixa ou alguma estufa sofreram prejuízos. O granizo quebrou e arrebentou mudas e folhas e a parte de plástico”, menciona.

Além disso, em razão do excesso de chuva, muitas mudas e as próprias árvores frutíferas, como laranja e bergamota, apodreceram. “Nos sentimos muito penalizados por essa situação, de não termos o que entregar, especialmente para a merenda escolar, porque as hortaliças que restaram também não se desenvolveram”, comenta Vanessa.

As mudas entregues aos produtores rurais foram adquiridas nos Viveiros Werle, que é de Passo do Sobrado. Ainda de acordo com Ana, a quantidade de produtos que serão entregues vai ser ajustada conforme a produção de cada agricultor. A próxima distribuição está prevista para 11 de junho.

Sobre a ação

• Em razão das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul e com o objetivo de auxiliar na retomada da produção de alimentos na região, a Sicredi Vale do Rio Pardo em conjunto com outras entidades, lançou uma ação para incentivar a produção de alimentos hortifrutigranjeiros, setor fortemente afetado pela catástrofe climática.

• Os parceiros são o Sebrae, a Afrubra, a Emater e cooperativas de agricultores familiares da região – Coopersanta, Cooprova, Coopervec, Coopasvale e Copromel -, a Associação dos Feirantes de Santa Cruz do Sul (Assaf), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Conselho Agropecuário.

• Serão entregues mudas de alface, repolho, couve-flor, tomate, rúcula, dentre outras hortaliças. A iniciativa ainda contemplou a entrega de sementes. “Foi uma mobilização rápida, mas extremamente efetiva. Nossa expectativa é contemplar, nos próximos meses, cerca de 350 famílias dos nove municípios de atuação da Sicredi Vale do Rio Pardo”, destacou o presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry.

(Fonte: Four Comunicação/AI Sicredi Vale do Rio Pardo)

79,2% Foi o percentual de perda da cultura de hortaliças em Passo do Sobrado. A informação consta no Relatório da Emater sobre os prejuízos no setor primário do município. Conforme o documento, o prejuízo financeiro, até o início de maio, era de R$ 17,1 mil.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido