Sicredi da região baixa de Venâncio pode mudar de endereço

-

A Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo (Sicredi VRP) analisa a possibilidade de mudar o endereço da agência situada na rua Osvaldo Aranha, 197, na região baixa de Venâncio Aires. A intenção surgiu após o local ser atingido pela enchente do arroio Castelhano, que aconteceu entre os dias 30 de abril e 1º de maio.

A informação foi confirmada pelo presidente da cooperativa, Heitor Álvaro Petry, em participação no programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM 105.1, nesta segunda-feira, 3. Ele esclareceu que apesar da intenção de mudar o endereço, está descartada a saída da região baixa do município.

“Não temos nenhuma intenção de retirar a agência da parte baixa da cidade”, destacou. Ele explicou que não há definição sobre um novo local para a unidade, mas existe a sinalização de um espaço distante uma quadra e meia de onde a agência funciona hoje. Ele ainda relatou que seria necessário um investimento entre R$ 900 mil e R$ 1 milhão para conseguir restabelecer a agência no formato que ela tinha antes do alagamento.

Entre os pontos contemplados por esse orçamento estão caixas eletrônicos, móveis e cabos elétricos e de informática, por exemplo. “É uma oportunidade e uma circunstância que nos remete a repensar”, comentou. De acordo com ele, desde 2011, quando iniciou as atividades na cooperativa, esse foi o terceiro episódio de alagamento na agência da rua Osvaldo Aranha.

Petry reforçou que a decisão sobre a mudança de endereço será tomada a partir de muito diálogo e que os donos desse patrimônio são os associados. “Não somos um banco, somos uma cooperativa”, afirmou. O assunto ainda será discutido com membros dos conselhos de Administração e Fiscal da cooperativa. “É uma situação que nos remete a discutir no grupo”, acrescentou.

Petry ainda informou que a cooperativa tem pressa para definir o que será feito com a agência e restabelecer o atendimento integral aos associados. Por isso, uma decisão sobre o assunto deve ser tomada dentro do prazo que vai de três semanas a um mês.
Nesse processo de análise de possibilidades, também se discutiu a ideia de instalar os caixas eletrônicos no segundo piso do prédio onde atualmente a agência funciona. No entanto, isso envolveria investimento por parte do proprietário do local, uma vez que a Cooperativa Sicredi aluga o espaço. Além disso, a proposta precisaria ser analisada entre os associados.

Mobilização

O presidente da Cooperativa Sicredi VRP salientou que é necessário ser absolutamente racional nessa tomada de decisão. Conforme Petry, existe uma mobilização, que é classificada por ele como legítima, de estabelecimentos próximos de onde a agência está situada, para que não aconteça a mudança de endereço. Uma reunião, inclusive, foi realizada na tarde da última sexta-feira, 31 de maio.

“É bom o Sicredi ser desejado pelos associados próximos. Seria muito ruim nós estarmos em um lugar e não estarmos contribuindo com o desenvolvimento daquela comunidade e do seu entorno. Nos deixa muito tranquilos de que estamos sendo vistos, de fato, pela nossa essência, de sermos, enquanto agência, um vetor do desenvolvimento”, avaliou.
De acordo com Petry, somente na agência da rua Osvaldo Aranha há cerca de 6,8 mil associados, dos quais uma parcela significativa tem vínculo com o interior. A Capital do Chimarrão também tem uma unidade da cooperativa localizada na rua Tiradentes. Juntas, elas totalizam mais de 13 mil associados no município.

“Nós tivemos um grande prejuízo e entendemos que precisamos considerar isso e não simplesmente repor tudo sem sequer pensar. O primeiro ponto é pensar, refletir, lançar ideias e possibilidades para depois tomar uma decisão.”

HEITOR ÁLVARO PETRY
Presidente da Sicredi VRP

Funcionamento

  • Conforme o presidente da Cooperativa Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry, logo após a enchente do arroio Castelhano, associados precisaram ser atendidos na agência da rua Tiradentes. Colaboradores da unidade da rua Osvaldo Aranha também se deslocaram para trabalhar no local, de forma alternativa.
  • No momento, as atividades foram retomadas na agência da região baixa e oferecem as condições mínimas para os associados, mas o serviço não foi restabelecido como é o ideal e existia anteriormente.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido