Para manter a organização e cuidados com os cães resgatados das enchentes no Pavilhão Agropecuário do Parque Municipal do Chimarrão, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a Organização Não Governamental (ONG) Amigo Bicho contam com a colaboração de diversos voluntários, como a fotógrafa Leíne Bertotti, 30 anos. Ela tem dedicado seus dias para dar atenção aos cachorros acolhidos.
A voluntária destaca que é apaixonada pelos animais e, depois que se tornou fotógrafa, buscou uma forma de unir suas duas paixões. “Imaginei que seria uma boa opção juntar essas duas coisas, de forma que minha profissão pudesse agregar na causa. Atuando nessa área sei que uma boa foto chama a atenção dos possíveis adotantes, principalmente nas redes sociais, às vezes acontece da pessoa se apaixonar por algum detalhe ou a carinha que o pet fez na hora da foto e isso é essencial para gerar interesse”, explica.
De forma oficial, ela contribui com a ONG Protetores, de Santa Cruz do Sul, e a ONG Amigo Bicho, de Venâncio Aires, desde 2019, fazendo fotos dos cachorros para divulgação.
Estando na causa, Leíne menciona que não conseguiu fechar os olhos para a situação que toda região enfrentou. “Pensei muito que, se perdesse meus próprios animais, gostaria de saber que alguém cuidou deles com todo carinho nesse período crítico”, enfatiza.
No abrigo de cães, Leíne, em um primeiro momento, auxiliou na manutenção dos animais que chegavam, fazendo a limpeza e organização deles. Nos últimos dias, tem ajudado na parte de mídias sociais, cadastro e fotos para divulgação destes animais, que estão à procura de novos tutores. Inclusive, as fotos de divulgação dos pets, na Folha do Mate deste sábado, 8, foram feitas por Leíne.
Além de ajudar os cães abrigados no Parque, também é tutora dos cachorros Brownie e Antônio Carolino e dos gatos Morgan e Marduke.
Fim de semana para conhecer e adotar um novo amigo
Neste sábado, 8, a edição da Folha do Mate circula com duas páginas especiais. Estarão encartadas fotos dos 32 cachorros que foram resgatados das enchentes e que ainda estão disponíveis para adoção.
Neste fim de semana, em Venâncio Aires, haverá uma programação especial para dar um novo lar aos cachorros resgatados das enchentes e que ainda estão no abrigo de cães, no Pavilhão Agropecuário, no Parque Municipal do Chimarrão.
Neste sábado, 8, das 14h às 17h, haverá Feira de Adoção na Travessa São Sebastião Mártir e, no mesmo dia, ocorre a 1ª CãoMinhada, a partir das 14h. No domingo, 9, será possível adotar um cão das 10h às 17h, no Parque do Chimarrão. O local também funciona durante a semana, no mesmo horário.
Durante as enchentes, principalmente em Vila Mariante e região, centenas de animais foram resgatados. Muitos foram abandonados pelos tutores e agora procuram por um novo responsável. Entre os resgatados, 76 cães foram para o abrigo, 44 já foram adotados e 32 seguem disponíveis para adoção, entre fêmeas e machos e diversos portes (veja nas páginas a seguir). Todos estão identificados e desverminados.
Como ajudar
É possível auxiliar os animais resgatados das enchentes, que estão no abrigo no Parque do Chimarrão, com doação de desinfetante, sacos de lixo, jornal, papelões grandes e gazes. Além disso, todos os dias são necessários voluntários, principalmente para dar atenção aos cachorros e passear com eles.