Na noite da próxima quinta-feira, 13, a 105.1 FM transmite o segundo programa Seu Voto, Sua Voz, que integra o projeto da Folha do Mate e Terra FM para a cobertura das eleições 2024.
O programa terá como tema a ‘Preparação para as eleições 2024’, com foco no calendário eleitoral, nas mudanças para o pleito deste ano e nos preparativos dos pré-candidatos e futuros candidatos a prefeitos, vices e vereadores. A transmissão, ao vivo pelo dial 105.1 FM e em vídeo, no YouTube e Facebook, ocorrerá das 19h às 21h.
A transmissão, ao vivo do estúdio de podcast da Terra FM, terá a presença do advogado, pós-doutor em Direito e coordenador do curso de Direito da Unisc Venâncio Aires, Ricardo Hermany, e também do ex-vereador, ex-dirigente partidário e empresário, Telmo Kist.
Durante as duas horas de transmissão, os convidados irão trazer dados e fazer análises sobre a legislação eleitoral, também falarão sobre a campanha que ocorrerá durante 45 dias e terá início no dia 16 de agosto.
Lula no Vale do Taquari
Eu e o colega Leonardo Pereira acompanhamos na quinta-feira, 6, em Cruzeiro do Sul, a visita do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Não há como visitar o bairro Passo de Estrela sem ficar chocado com aquele cenário de guerra.
A comitiva federal foi composta por ministros e assessores. Aliás, servidores do Governo Federal ficaram hospedados em hotéis de Venâncio Aires, um dia antes da agenda presidencial.
Como é de se esperar, um protocolo foi rigorosamente cumprido para recepcionar Lula. A imprensa, por exemplo, passa por um credenciamento prévio, que inclui o envio de dados e cópias de documentos e do registro profissional para comprovar o vínculo com o veículo jornalístico.
No local da visita, havia uma área de isolamento da imprensa para que Lula pudesse transitar sem aglomerações ao lado dos ministros, do governador Eduardo Leite e de algumas famílias que foram especialmente convidadas a acompanharem o trajeto. Uma parte dos profissionais – cinegrafistas e fotógrafos – puderam ficar mais próximos, mas ainda preservando uma certa distância da comitiva.
Lula quebrou o protocolo no final da visita em Cruzeiro, pouco antes de ir a Arroio do Meio, onde estavam os colegas Ismael Stürmer e Renan Zarth. O presidente se aproximou da fita de isolamento e conversou rapidamente com os jornalistas, mesmo sendo chamado pela assessoria, que corria contra o tempo para agilizar a agenda que já estava atrasada em mais de uma hora.
Lula falou da importância de ver com os próprios olhos o que o noticiário nacional e internacional vem mostrando sobre o Vale. Questionado sobre a burocracia, Lula disse que é um dos principais críticos da demora e reforçou o compromisso de agilizar a construção de casas populares. A região cobrou e está atenta. Até porque, desde setembro do ano passado, quando registramos aquela que era, até então, a maior enchente da história da região, nenhuma moradia popular foi entregue no Vale do Taquari. “Vocês não estão sozinhos”, afirmou Lula.