O que começou através de uma curiosidade de um jovem por volta dos 20 anos, hoje resulta em um histórico sobre a quantidade de chuva registrada nas últimas décadas em Mato Leitão. Depois de ganhar um pluviômetro de presente de um vizinho, o agricultor Odemir Antônio Guterres de Carvalho, mais conhecido como Branco, 69 anos, quis entender qual era a quantidade de chuva considerada boa para a plantação.
Inicialmente, os volumes de chuva eram anotados em calendários de parede, trabalho esse que perdeu boa parte quando fez uma limpeza e colocou alguns documentos no lixo. Mas de 2002 para cá, o morador de Vila Santo Antônio, no interior da Cidade das Orquídeas, criou o hábito de anotar as informações em planilhas impressas.
Apesar da informalidade com que é feito o processo, os dados ajudam a analisar e monitorar a evolução das precipitações no município, especialmente no distrito de Vila Santo Antônio. “Todo dia, perto das 9h, eu viro o pluviômetro. Isso sempre me ajudou no trabalho na lavoura, para saber a melhor época de semear e lavrar a terra. Esse acompanhamento da chuva serve para várias coisas”, avalia.
É importante, inclusive, para alertar familiares que residem próximos ao arroio Grande, que passa no 2º distrito da Cidade das Orquídeas, sobre a possibilidade de enchentes. “Já saí de casa para avisar minha irmã que o arroio ia subir”, recorda. As anotações são feitas à mão e registram, mês a mês, a quantidade de chuva na localidade.
Nos papéis guardados em uma pasta também é possível encontrar anotações sobre meses nos quais houve enchente, estiagem ou geada. Além disso, ao término de cada mês é feito o somatório do volume de precipitações que aconteceram no período, para que ao término de cada ano aconteça o cálculo da quantidade de chuva registrada.
Enchente
Para Carvalho, que trabalha com o cultivo de milho para a venda do grão, o volume de chuva ideal para o período de 12 meses varia entre 1,8 mil e 2 mil milímetros, com uma média de 150 milímetros por mês. Ele também destaca a importância de chuvas bem distribuídas ao longo do ano.
Levando em consideração os dados anotados por Carvalho sobre a região de Vila Santo Antônio, é possível perceber entre os dias 24 de abril e 28 de maio, quando aconteceram as enchentes no Rio Grande do Sul, o volume de chuva registrado foi o que aconteceria, normalmente, dentro de seis meses e meio.
Conforme as anotações do agricultor, no período mencionado acima, choveu 979 milímetros. “Maio, normalmente, é um mês que não tem muita chuva”, observa. Antes disso, entretanto, se viveu um período com precipitações abaixo do esperado para o ano, o que provocou três anos de estiagem.
Volume de chuva nos últimos anos
- 2014 – 2.517 milímetros
- 2015 – 2.710 milímetros
- 2016 – 1.942 milímetros
- 2017 – 2.180 milímetros
- 2018 – 1.879 milímetros
- 2019 – 1.946 milímetros
- 2020 – 1.343 milímetros
- 2021 – 1.372 milímetros
- 2022 – 1.587 milímetros
- 2023 – 2.024 milímetros
Volume de chuva nos cinco primeiros meses do ano
- Janeiro – 149 milímetros
- Fevereiro – 125 milímetros
- Março – 146 milímetros
- Abril – 370 milímetros
- Maio – 755 milímetros
O que é o pluviômetro?
- É um instrumento utilizado para coletar e medir as chuvas. A quantidade de água captada é mostrada em milímetros (mm). Uma chuva de um mm por minuto, é equivalente a um litro de água por minuto em uma área de um metro quadrado (m²).
- Por exemplo, se sua casa tem um telhado com 10 metros quadrados e após uma hora de chuva o pluviômetro marcar 20 mm, quer dizer que cerca de 200 litros foram despejados sobre sua casa na última hora.
Fonte: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais (Cemaden)
Saiba mais
- Conforme as anotações do agricultor Odemir Guterres de Carvalho, entre os meses com menos chuva nos últimos 20 anos está março de 2004, quando foram registrados dois milímetros, e novembro de 2011, com 13 milímetros.
- Já os períodos com maior quantidade de precipitação foram novembro de 2009, com 487 milímetros, e setembro do mesmo ano, quando foram registrados, em Vila Santo Antônio, 484 milímetros.
- 1.545 milímetros é a quantidade de chuva registrada pelo agricultor entre janeiro e maio deste ano, na região de Vila Santo Antônio.1.545 – milímetros é a quantidade de chuva registrada pelo agricultor entre janeiro e maio deste ano, na região de Vila Santo Antônio.
LEIA MAIS: