Em reunião realizada no sábado, 8, os partidos que integram a base de apoio da pré-candidatura de Giovane Wickert (PSB) a prefeito de Venâncio Aires, decidiram que o vice na chama será escolhido por meio de uma pesquisa. Além de Wickert e da presidente do PSB, Sandra Wagner, participaram do encontro político o presidente e o vice do PSDB, Vilmar Bender e João Stahl, respectivamente; e os presidentes do Podemos (Celso Krämer), União Brasil (Airton Mota) e Cidadania (Alexandre Vidal).
Wickert argumentou que, depois de um período em que o foco de todos estava voltado a auxiliar as pessoas atingidas pela catástrofe climática, a discussão política volta à pauta. “O calendário eleitoral não para”, afirmou. O pré-candidato ressaltou que, agora, cada legenda integrante da coligação vai apresentar nomes para fazerem parte de uma consulta e, o que tiver melhor desempenho, formará a dobradinha.
Cidadania e nomes
O Cidadania é a novidade no grupo. A sigla agora é comandada por Alexandre Vidal, que substitui Adair Ribeiro. De acordo com Vidal, “o partido estava praticamente abandonado e, agora, temos a comissão provisória atuante”. Ele não citou nomes como ofertas à majoritária, mas acredita que nos próximos dias será possível disponibilizar alguém do partido para participar da consulta. “Primeiro, vamos nos reorganizar. Temos os pés muito no chão e precisamos reconstruir o que foi destruído”, declarou.
Do PSDB vêm os nomes de André Kaufmann, Ramon Schwegnber, Elida Klamt e Vilmar Bender, com Kaufmann sendo o preferido para a composição da chapa. O União Brasil apresentou Cleiva Heck e ainda pode colocar mais alguém na pesquisa. Além disso, caso a pesquisa aponte, o PSB também poderia completar a vaga de vice. “Acertamos que não haverá preferência pessoal, mas de grupo”, diz Wickert.
“Vamos fortalecer cada vez mais este grupo e passaremos a ouvir entidades, lideranças e a comunidade, como um todo, para formatar o um projeto que será apresentado a Venâncio Aires.”
GIOVANE WICKERT
Pré-candidato do PSB à Prefeitura de Venâncio Aires
O que disseram
- Celso Krämer, presidente do Podemos: “Nos encontramos com os outros partidos, porque agora já está afunilando a situação das alianças. Estamos avaliando com quem se vai, o que se faz e o que se deixa de fazer. Vamos apresentar o nome também para a majoritária e acreditamos que é possível termos mais partidos neste grupo. Na quinta-feira, dia 13, vamos ter a reunião do Podemos e deve sair este nome que será indicado. Pode ser que a gente apresente até duas opções”.
- Airton Mota, presidente do União Brasil: “O União Brasil vai lançar um ou dois nomes para vice. A gente tem, por exemplo, a Cleiva Heck, que foi vereadora, secretária municipal e presidente da Fenachim. Sempre foi muito atuante na comunidade, tanto quando teve mandato ou algum cargo público. A gente também deve lançar um nome masculino. Vamos sentar com o restante do grupo para definir, mas a Cleiva já surge como a primeira opção do União Brasil”.
- Alexandre Vidal, presidente do Cidadania: “Temos um apoio incondicional aos pensamentos do Giovane. É uma pessoa muito experiente, tem um bom reflexo político na Secretaria Estadual de Obras e isso nos uniu, não só com o Giovane, mas com o grupo que forma essa coligação. A gente acredita que pode fazer algo extremamente importante para Venâncio Aires em termos de projetos ou ações que transformem a cidade em algo mais, melhor para se viver”.
- Vilmar Bender, presidente do PSDB: “Temos cinco partidos na coligação e queremos atrair outros, que aliás são atualmente da base governista. Se a gente conseguir, enfraquece o lado da atual Administração e fortalece a nossa coligação, que tem o Giovane Wickert como pré-candidato a prefeito. Na reunião, falamos sobre isso, também tratamos de assuntos relacionados às enchentes e sobre pré-candidaturas a vereador. Vamos ter a maior nominata para a Câmara.
- Sandra Wagner, presidente do PSB: “Foi muito produtiva a reunião. Passado o momento mais crítico das enchentes, é hora de focar na campanha eleitoral, e foi isso que a gente fez no sábado. Quanto ao vice, eu particularmente achei muito interessante a metodologia para a escolha, pois cada partido vai indicar nomes e nós vamos realizar uma pesquisa para definir em conjunto quem será a pessoa a compor a chapa majoritária ao lado do Giovane Wickert”.