Checklist: tudo o que você precisa saber antes de comprar o primeiro carro

-

Comprar o primeiro carro exige planejamento financeiro, pesquisa e compreensão dos trâmites legais.

Comprar o primeiro veículo vai muito além de chegar em uma loja e escolher um carro. É necessário fazer um planejamento financeiro, entender quais serão as finalidades do automóvel e, claro, pesquisar. Há uma série de documentos legais obrigatórios para dirigir.

Documentos necessários para quem vai comprar o primeiro carro

Entre eles, um dos principais, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que garante a aptidão das pessoas para conduzir um veículo. É necessário ser maior de 18 anos para as categorias B (carros de passeio), saber ler e escrever, ter um documento de identificação e ser aprovado nos exames médicos e psicológicos.

A duração do curso teórico é de 45 horas, que equivalem a 12 dias úteis. Para as aulas práticas, é recomendado 20 horas ao longo da semana. O valor da CNH tipo B é diferente em cada região, e pode custar até R$ 2.200, enquanto o processo pode levar até 90 dias, dependendo da disponibilidade do aluno e da autoescola.

Um carro não pode andar sem emplacamento, pois é uma infração grave e resulta em punição de sete pontos na carteira, multas e apreensão do veículo. O emplacamento deve ser feito pelo proprietário no Departamento Estadual de Trânsito, e os custos são variáveis entre produção da placa, taxas e vistoria – o valor não ultrapassa R$ 500.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é obrigatório e o que permite o tráfego livre em todo o território nacional, garantindo condições adequadas de segurança do carro. O calendário de pagamento é anual e definido pelo governo do estado, que indica o prazo máximo que os condutores possuem para colocar a situação do veículo em dia, e, ainda, a tabela segue os finais da placa, geralmente placa final 9e placa final 0 fazem o pagamento nos últimos meses do ano.

E, por fim, o Registro Nacional de Veículos Automotores é outro documento obrigatório, integrado às bases do DETRAN, que guarda todas as informações do veículo. O código é permanente e não pode ser alterado; além disso, permite consultar IPVA, multas e licenciamento. Entre as despesas mensais com o veículo estão: seguro, combustível e revisões.

Planejamento financeiro

Para fazer a escolha de um veículo assertivo, que cumpra com as expectativas e não comprometa a saúde financeira, é importante considerar alguns fatores que podem impactar nessa decisão. Primeiramente, defina um orçamento de quanto é possível gastar em um carro, incluindo todas as outras despesas com documentação.

Faz parte do planejamento financeiro ainda reservar uma quantia para dar de entrada no automóvel, pois, quanto maior for a entrada, menores serão as taxas de juros do financiamento. Geralmente, o valor de entrada mínimo exigido é de pelo menos 30% referente ao valor total.

Faça uma lista de todas as características que o veículo precisa ter, como, por exemplo, potência do motor, consumo de combustível na cidade e na estrada, velocidade máxima, câmbio manual ou automatizado, espaço e acessórios, que podem incluir ar-condicionado, sistema de som, navegação e direção assistida. Assim, é possível definir o tipo de carro ideal, seja hatch, sedan, SUV, entre outros.

Os carros novos, isto é, com zero quilometragem, são veículos sem qualquer tipo de dano e com garantia de fábrica. Pelas especificidades e pelo estado de conservação, são mais caros. Já os seminovos são carros que tiveram apenas um proprietário e menos de três anos de uso, com melhor custo-benefício para aqueles que vão adquirir o primeiro automóvel.

Por Juliana Craveiro Fusco
Agência Conversion

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido