CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
Você sabia que cerca de um terço das pessoas com mais de 65 anos e até metade das pessoas com mais de 75 anos são portadoras de algum grau de perda auditiva? Além de causar dificuldades na comunicação e na vida diária, a perda auditiva tem sido cada vez mais associada a problemas mais amplos de saúde mental, como isolamento social e demências.
Isolamento Social
A audição desempenha um papel crucial na comunicação humana. Quando essa capacidade é comprometida, os indivíduos podem ter dificuldade para manter conversas, seguir discussões em grupo e participar de atividades sociais. Essa barreira pode levar a um sentimento de frustração e ansiedade, que aumenta o risco de isolamento social e até mesmo depressão.
Demências
Estudos científicos sugerem que indivíduos com perda auditiva não tratada têm um risco maior de desenvolver algum tipo de demência. Existem várias teorias para explicar essa associação:
- Carga Cognitiva Aumentada: A perda auditiva pode aumentar a carga cognitiva, já que o cérebro precisa trabalhar mais para processar os sons e entender a fala, o que pode sobrecarregar os recursos cognitivos.
- Isolamento Social: Conforme mencionado, a perda auditiva pode levar ao isolamento social, que é um fator de risco conhecido para demência. A falta de interação social reduz a estimulação mental e emocional, necessárias para manter as funções cognitivas.
- Alterações Cerebrais: A perda auditiva pode levar a mudanças estruturais e funcionais no cérebro. Áreas do cérebro envolvidas na audição podem se degenerar ou ser reorganizadas para outros usos, potencialmente afetando a cognição.
Por onde começar?
O primeiro passo é sempre a realização de um exame auditivo completo, para averiguar se realmente existe uma perda de audição e qual o grau dessa dificuldade.
A clínica Dra Ceres Buss é referência há mais de 30 anos na parte de avaliação e adaptação de aparelhos auditivos. “Somos distribuidores da Starkey, uma renomada marca americana de aparelhos auditivos, portanto, temos todos os modelos disponíveis a pronta entrega para que o paciente possa experienciar antes de realizar a compra” explica a doutora Taissane Sanguebuche, fonoaudióloga das clínicas de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. Portanto, se você está com dificuldade para ouvir, prefere se isolar dos ambientes em grupo, agende uma consulta sem compromisso e se surpreenda com o nosso atendimento especializado e empático.
Onde estamos?
Nossas clínicas estão localizadas em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires.
Santa Cruz do Sul: Rua 28 de setembro, 425 – (51) 3717-3623 ou (51) 99800-0221;
Venâncio Aires: Rua Tiradentes, 890, sala 203 (2º andar) – (51) 3741-4638